Um ano difícil no mercado de máquinas

por admin_ideale

 


O mercado brasileiro de máquinas agrícolas continua em um cenário de declínio de seus principais indicadores de desempenho, movimento iniciado no último trimestre de 2008. No acumulado entre janeiro e maio, vendas, produção e exportações estão em nível inferior ao apurado no mesmo período de 2008.


 


Nos cinco primeiros meses do ano, as vendas da indústria no mercado interno foram chegaram a 18,8 mil unidades, volume 7,3% inferior ao do intervalo de janeiro a maio de 2008, segundo dados apresentados nesta quinta-feira pela Associação Nacional. As exportações caíram pela metade, passando de 12,3 mil unidades nos primeiros cinco meses do ano passado para 6,1 mil no acumulado até maio de 2009. A produção, por sua vez, caiu 25,2%, para 24,3 mil máquinas.


 


Isoladamente, o mês de maio registrou números de vendas, exportações e produção de máquinas agrícolas menores que os de maio de 2008 – os recuos foram, respectivamente, de 13,8%, 53,8% e 31,2%, respectivamente. Se a comparação for feita com o mês de abril, contudo, o setor mostrou um avanço, ainda que ainda tímido.


 


As vendas no mercado interno subiram 2,2% de um mês a outro, para 4 mil unidades. As exportações avançaram 61,5%, para 1,2 mil máquinas. Abatidas pela crise econômicas global, os embarques do setor sofrem também com os problemas da Argentina em particular. O país vizinho, principal destino das máquinas agrícolas brasileiras no exterior, sofre enfrentou na safra 2008/09 sua pior seca em pelo menos 50 anos. Os produtores do país também entraram em atrito com o governo por conta da tributação sobre exportações, o que interrompeu os embarques e reduziu a receita no campo. A produção de máquinas no Brasil não acompanhou as altas e caiu 14,5% entre abril e maio, para 4,5 mil unidades.


 


Ainda que se ressalve que o fenômeno é típico do mercado nessa época do ano, vendas e exportações não cresceram entre abril e maio de 2008, segundo a Anfavea.


 


 


VALOR ECONÔMICO – SP 

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar