Os pecuaristas capixabas que iriam vacinar seus bovinos e bubalinos na segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa, que aconteceria a partir da próxima segunda-feira (01), ainda não irão precisar se preocupar com a vacinação.
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) informou, no início do mês de agosto, que houve mudanças no calendário da campanha. A alteração entra em vigor a partir da próxima etapa, que foi transferida de setembro para novembro.
Desta forma, a 93º campanha de vacinação será realizada de 01 a 30 de novembro deste ano. A mudança foi determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a fim de unificar o calendário da vacinação em todo o Brasil.
De acordo com o chefe do Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Animal do Idaf, Fabiano Fiúza Rangel, a transferência da data também era uma reivindicação dos produtores, para não coincidir com a colheita do café e com os períodos de seca.
Com isso, a primeira etapa da campanha, que é voltada para o rebanho com até 24 meses de idade, passará a ser realizada no mês de maio, e não mais em março, como acontecia. Já a segunda fase, que abrange todos os bovinos e bubalinos, independente da idade, será em novembro.
Redação Campo Vivo

