A vitivinicultura movimentará Santa Teresa desta quinta-feira (07) a domingo (10), quando o município será sede de capacitações técnicas e da Feira do Agronegócio da Uva. A expectativa é que uma média de 15 mil pessoas participe dos eventos, que são iniciativas da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag), do Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica Extensão Rural (Incaper) e do Lions Club de Santa Teresa.
Os encontros têm o objetivo de capacitar, divulgar e promover o intercâmbio de experiências nas áreas de cultivo, produção, comercialização e divulgação dos produtos relacionados à vitivinicultura.
Nesta quinta (07) e na sexta-feira (08) será realizada a parte técnica do evento. Aproximadamente 120 produtores e 20 técnicos participarão de cursos e do Dia de Campo sobre a uva, com o objetivo de obter informações sobre as modernas técnicas de cultivo e melhoria da qualidade da produção.
O secretário de Estado da Agricultura, César Colnago, fará o encerramento do Dia de Campo. Ao final das atividades de capacitação, na sexta (08), às 11 horas, haverá a abertura oficial da Feira do Agronegócio da Uva, que se estende até domingo (10), no Parque de Exposição de Santa Teresa.
Na feira, os participantes poderão encontrar estandes de comercialização e degustação de uvas e vinhos e também uma sala de negócios, espaço destinado a reuniões entre agentes da cadeia produtiva da uva.
De acordo com o coordenador do Programa de Fruticultura do Incaper, Aureliano Nogueira da Costa, o evento é importante para divulgar a produção de uva e de vinho
No mesmo local, todas as noites será realizada a Festa do Vinho, que contará com shows musicais e atividades culturais.
Produção de Santa Teresa
Santa Teresa é o maior produtor capixaba de uva, estando concentrada em seu território aproximadamente 80% da produção estadual. O restante está presente nos municípios de Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, São Roque do Canaã e Mantenópolis, formando assim o Pólo de Uva de Mesa e Vinho do Espírito Santo, que faz parte das iniciativas governamentais para fomento da agricultura, inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Capixaba (Pedeag). O intuito das ações presentes no Plano é dobrar a produção até 2010.
Santa Teresa apresenta
Quanto ao aproveitamento da fruta na forma de vinho, o município possui 11 cantinas e, na última safra de 2007, produziu 60 mil litros do produto caseiro.
Tendo em vista que cada hectare de área plantada com a uva demanda quatro pessoas, a atividade gera uma média de 150 empregos no município, além de ser extremamente lucrativa para os produtores e ainda influenciar a atividade do agroturismo nas propriedades, o que representa uma fonte alternativa de renda para as famílias.
Destaca-se no cultivo da uva Devanir Antônio Ziviani, que é o maior produtor do Estado e sediará o Dia de Campo. Considerado referência em tecnologia no cultivo da uva, o agricultor dobrou este ano a área ocupada com a atividade em sua propriedade, que de dois hectares passou a ocupar quatro.
Segundo ele, a uva representa atualmente um ótimo negócio, devido a seus altos preços e à demanda de mercado. Segundo o produtor, a vitivinicultura rende R$ 70 mil brutos e R$ 40 mil líquidos por hectare em sua propriedade.
Programação Científica
Quinta-feira (07)
8:00
Abertura Oficial da Programação Científica com café da manhã
8:40
Apresentação da programação científica
Manejo e tratos culturais da videira e o agroturismo.
Processamento Agroindustrial da uva: vinificação.
10:00
Apresentação do Circuito de Vitivinicultura para pequenos proprietários
Apresentação do Circuito de manejo e produção de uva para pequenos proprietários rurais
10:30
Palestra 1: Gestão da propriedade Rural Moderna Dr. Anselmo Buss Junior (Sebrae)
Palestra 2: Perspectivas da Fruticultura no Estado do Espírito Santo. Dr. Aureliano Nogueira da Costa (Incaper)
12:00
Almoço
CULTIVO E PRODUÇÃO DE VIDEIRA: Circuito de manejo e tratos culturais nas lavouras de produtores de uva.
13:30
Aspectos gerais da produção,seleção da área, preparo do solo, plantio e condução.
Local: Lavoura de Produtor
14:30
Variedades e Cultivo Protegido: sistema de cobertura e proteção dos cachos.
Local: Lavoura de Produtor
15:30
Intervalo para lanche
15:45
Manejo e tratos culturais da videira
Local: Lavoura de Produtor
16:15
Produção integrada de uva.
Local: Lavoura de Produtor
16:45
Manejo e tratos culturais: Irrigação
Local: Lavoura de Produtor
17:15
Fitossanidade : pragas e doenças
Local: Lavoura de Produtor
18:15
Encerramento das atividades do dia
Sexta-feira (08)
8:00
Dia Especial de Uva: Produção, manejo, tratamento fitossanitário e mercado
Local: Lavoura do Produtor Devanir
11:00
Abertura da Feira da Uva
12:00
Almoço
14:00
Encerramento das atividades

