Fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) notificou nesta quinta-feira(17) e multou em R$ 80 mil a empresa Mais Indústria de Alimentos S/A por lançar poluentes em um córrego conhecido por Rio das pedras, em Linhares. Em nota, a empresa afirma que o lançamento dos efluentes é realizado de acordo com os termos de autorização concedidos pelo Iema.
Um dos responsáveis pela fiscalização, o analista ambiental Fábio Wagnitz, informou que o órgão está acompanhando a poluição causada pela empresa desde o início do ano, depois de uma denúncia do Ministério Público.
Segundo Fábio Wagnitz, uma análise feita pelo Ibama constatou que entre os meses de julho e setembro de 2007 a Mais estava lançando detritos poluidores no córrego. “A estação de tratamento da empresa não estava conseguindo purificar os produtos lançados no Rio das pedras, como detergentes e restos de alimentos”, disse Fábio.
De acordo com a assessoria de comunicação do Ibama, a empresa terá que apresentar ao Instituto relatórios atuais dentro de um prazo de 10 dias, contendo dados químicos dos efluentes lançados e do próprio córrego, para saber se ainda há poluição.
Fábio afirmou que a Mais é licenciada para lançar os efluentes, mas que mensalmente apresenta um relatório ao Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) informando os produtos lançados.
A empresa tem até o mês de novembro para se adequar às normas ambientais do Ibama. Caso contrário, pode ser multada novamente e ter as atividades suspensas, segundo a assessoria do Ibama.
O outro lado
A assessoria de comunicação da Mais Indústria de Alimentos S/A respondeu que a empresa trata 100% dos efluentes gerados pela fábrica. Informou também que segue rigorosos padrões de qualidade e realiza análises regulares dos efluentes emitidos.
Redação Gazeta Online

