A simpatia e o dinamismo são características visíveis da médica veterinária Alessandra Maria Machado da Silva, nascida no dia 14 de janeiro de 1974, em Diamantina (MG).
A filha de Romildo Eustáquio da Silva e Lídia Maria da Silva se formou em 1996 pela Universidade Federal de Viçosa, aonde também fez seu curso de mestrado em medicina veterinária. Lecionou a disciplina Clínica e Cirurgia na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), em Brasília, e em 2003 ingressou na Extensão Rural na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Teixeira de Freitas.
No Estado baiano, coordenou programas de Pecuária de Leite até 2005, quando ingressou no Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Atualmente, a mãe de Arthur e Rafaela, é articuladora regional da cadeia produtiva do leite do Incaper, atuando ainda na área de agroecologia, organização rural e metodologias participativas.
No “Café & Prosa” do Campo Vivo, Alessandra Maria Machado da Silva revelou um pouco da sua intimidade.
Signo: Capricórnio
Hobby: Ler e brincar com meus filhos
Religião: Católica
Melhor filme: Cidade dos Anjos
Melhor livro: O caçador de pipas
Música: MPB e pop-rock
Uma fruta: Mexerica
Um animal: Gato
Time de futebol: Cruzeiro
Qualidade: O perdão
Defeito: Ansiedade e agitação
Maior alegria: Minha família feliz e saudável
Maior decepção: Traição e dissimulação de amigos
Um herói: São dois: meus pais
Um vilão: A violência
Amigo na política: Não tenho ainda
Um craque da política: Prefiro não responder
Um destaque do setor agropecuário: Todos os agricultores familiares que lutam diariamente no sustento da família preservando o ambiente e a cultura popular.
Superstição: Não tenho
A favor do aborto? Não, sou a favor da vida. Na concepção já existe vida. É impossível ser a favor do aborto quando se tem a oportunidade de ver o coraçãozinho do próprio filho batendo, com oito semanas de vida dentro do útero, durante um exame de ultrassonografia.
A favor da pena de morte? Também não, só Deus pode tirar a vida. Imagine um filho seu sendo condenado à morte inocentemente por um erro de julgamento. Quem somos nós para termos o direito de não perdoar uma pessoa e ainda condená-la à morte?
A favor do plantio transgênico? São muitos os motivos para ser contra o plantio transgênico, principalmente a perda da biodiversidade e por ser muito cedo para se avaliar as conseqüências desta tecnologia.
Notícia que você gostaria de ver publicada: Acabou a violência e a fome no mundo!!!
O que levaria para eternidade? Minha família e meus amigos.
Lugar preferido: Minha terra natal, o norte de Minas Gerais
Agropecuária é… a fonte da vida física do ser humano, desde que desenvolvida com seriedade, buscando a sustentabilidade ambiental e cultural, e não somente a econômica.
Quem é Alessandra Maria Machado da Silva? (em uma frase): Uma capricorniana determinada, que ama muito a família e que acredita que o mundo pode ser melhor, desde que se siga o maior de todos os mandamentos: “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo”.

