Quem passou pela rua Raimundo Nonato, no Forte São João, em Vitória, nesta manhã de quarta-feira (28), foi surpreendido por uma espécie de feira ao ar livre. Cerca de 800 sacolas com frutas e verduras foram distribuídas gratuitamente à população como parte de uma manifestação dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado (Idaf-ES) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A manifestação não atrapalhou o trânsito.
Um grupo de funcionários das duas instituições montaram uma barraca em frente à sede da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Agricultura e Pesca (Seag) e distribuíram vários tipos de frutas e verduras, doados por agricultores do Estado. Um grupo de alunos que saíam do Colégio Estadual, em frente à Seag, no momento da manifestação, aproveitou a distribuição, especificamente das frutas, e fez um recreio ao ar livre.
O funcionário do Incaper, Ricaldo Gouvêia, há 28 anos no órgão, disse que a manifestação foi uma forma de chamar a atenção da população e cobrar uma resposta do governo em relação à reposição salarial. “Eu acho que essa manifestação é muito importante para o servidor porque o governo não está dando resposta. Todo mundo que aparecer aqui e quiser levar o produto pode levar. Tem banana, mamão, repolho, laranja, chuchu, é uma feira dos agricultores com o Incaper”, disse.
Os sindicatos do Idaf e do Incaper se uniram na manifestação para cobrar a mesma questão: a reposição salarial. De acordo com eles, está descartada a hipótese de as categorias paralisarem as atividades em uma possível greve.
Redação Gazeta Rádios e Internet
A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Agricultura afirmou ao jornal eletrônico Campo Vivo que existe um estudo do Governo Estadual visando a implementação de um plano de cargos e salários para as instituições. Após o término do estudo, que ainda não tem previsão para acontecer, será encaminhado ao governador Paulo Hartung para ser analisado e, posteriormente, à Assembléia Legislativa do Espírito Santo para aprovação.
Redação Campo Vivo

