O Centro de Desenvolvimento do Agronegócio (Cedagro) desenvolveu uma ferramenta capaz de ajudar os produtores na hora de fazer investimentos nas propriedades rurais. Trata-se de um estudo que recebeu o nome de “Coeficientes Técnicos e Custos de Produção na Agricultura do Estado do Espírito Santo”.
O trabalho contém 70 planilhas de diversas culturas agrícolas em diferentes níveis tecnológicos e situações. As tabelas estão disponíveis no site www.cedagro.org.br para consulta e adequação de acordo com a realidade de cada agricultor, calculando assim o custo de produção específico da propriedade.
Além de auxiliar neste cálculo, a ferramenta desenvolvida pelo Cedagro possibilita uma análise interna das despesas relacionadas aos diversos itens que compõem o sistema de produção de uma dada cultura, como também de benfeitorias, máquinas e equipamentos. Auxilia, ainda, na obtenção de uma análise comparativa dos custos e receitas, entre vários produtos agrícolas e, conseqüentemente, a viabilidade econômica das diversas culturas analisadas.
Não foi considerado neste trabalho o valor da terra e nem despesas gerais da propriedade como taxas, impostos, telefone, manutenção de residências e veículos, custos administrativos de gerenciamento, escrituração/documentação e outras despesas que por ventura venham a ocorrer como taxa de elaboração de projetos e assistência técnica, licenças ambientais e autorizações.
Com as tabelas é possível, por exemplo, calcular o valor gasto com insumos, equipamentos e serviços no cultivo do morango. A planilha possibilita o cálculo de itens como fertilizantes, mudas, embalagens plásticas, controle fitossanitário, transporte interno de insumos, dentre outros.
As planilhas contemplam as seguintes culturas: abacate, abacaxi, alho, arroz, banana, batata, cacau, café, caju, cana de açúcar, capim, coco, eucalipto, feijão, gengibre, goiaba, inhame, laranja, limão, mamão, mandioca, mandioquinha, manga, maracujá, milho, morango, palmeira, pecuária de corte e leite, palmito, pimenta do reino, pinus, seringueira, tangerina, tomate e uva.

