
Um dos destaques da Semana Internacional do Café (SIC 2025) é a presença marcante de mulheres capixabas que vêm conquistando, cada vez mais, espaço e reconhecimento no mercado de cafés especiais com o conilon. A delicadeza, o capricho e o rigor no processo são características femininas que somam na produção de cafés de alta qualidade.

Produtora de café há mais de 30 anos, Genicéia do Carmo Lopes Firme Ginelli, do Assentamento 1º de Agosto, Alto Rio Quartel, em Linhares, inicialmente viu no grão a possibilidade de agregar valor ao leque de produtos comercializados na feira junto ao esposo Geraldo. Ela não imaginava o sucesso que o café faria.
Genicéia conta que foram os incentivos nos concursos de café e sua participação na SIC em 2023 que mudaram sua visão empreendedora. Este ano, o café da produtora ficou entre os 10 melhores cafés na 8ª edição do Concurso de Qualidade do Café Conilon – Linhares Coffee 2025.
“Comecei torrar para consumo da família. Participei do concurso em Linhares e, ao voltar da SIC e depois de um encontro realizado pelo Incaper, virou uma chave no nosso negócio. Com muita humildade, amor, buscando conhecimento e prezando pela qualidade as portas foram se abriram e nosso café tem chegado a pessoas e lugares que nos deixam muitos felizes”, disse a produtora que mergulhou no universo de cafés especiais há quatro anos e lançou a marca “Geraldo Caipira – Special Coffee 100% Ctonilon”.

Kissia Coutinho Campo Dal’Orto, mestre de torra e produtora de café, destaca que é muito comum observar que os cafés especiais são frequentemente conduzidos por mulheres nas propriedades.
“Esse trabalho é considerado delicado, de capricho e rigor, especialmente na seleção dos grãos, o que é automaticamente associado às mulheres. Enquanto os homens se dedicam mais ao café commodity, volume e serviços pesados, as mulheres assumem a liderança e condução do trabalho com cafés especiais. Essa divisão de tarefas reflete uma percepção de que a atenção aos detalhes é uma característica feminina valorizada na produção de cafés de alta qualidade”, comentou a produtora que tem a marca Café Especial Flor de Lis.
Valda Ravani, Jornalista, Redação Campo Vivo

