Jaguaré registra nove marcas de café conilon especiais

O Município realizará a 4° edição do Concurso de Café Conilon para incentivar os produtores a manter a qualidade do produto

por Portal Campo Vivo

Em apenas dois anos Jaguaré registrou nove marcas de cafés especiais por meio de incentivo da Secretaria Municipal de Turismo, que oferece capacitações abrindo leques de oportunidades, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.   

Os produtores rurais que obtiveram o registro já estão expandindo seus mercados, comercializando seus cafés para além do município e fornecendo para a alimentação escolar, por meio do programa “Agricultura Familiar”.

Quer receber as principais notícias do agro capixaba e nacional no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Portal Campo Vivo!

Em 2024, Gean Monjin conseguiu participar da entrega de alimentos nas escolas municipais. Ele destaca o quanto foi importante essa atividade.

“Nossa participação nessas entregas é fundamental para a divulgação da nossa marca. Além disso, recebemos um feedback valioso sobre a qualidade do nosso produto. E, claro, ficamos muito felizes em saber que nosso café está sendo apreciado em Jaguaré”, destacou o produtor.

Evolução 

O município é o 3º maior produtor de Café Conilon do Estado do Espírito Santo. Trabalhando em cima desse dado, a gestão municipal vai realizar o 4° Concurso de Café Conilon, para incentivar ainda mais os produtores rurais a manter a qualidade do produto e aumentar a quantidade de cafés especiais no município. Essas conquistas foram possíveis nos últimos dois anos, após 70 anos da chegada do café no município. 

Jaguaré também motivou a participação de 32 mulheres no projeto do Governo do Estado, “Mulheres do Café”, fortificando a participação feminina na produção de cafés. O objetivo é capacitar as participantes para a produção de cafés especiais e, a iniciativa incentiva a sucessão familiar nas propriedades, ao envolver as filhas de agricultores nas atividades. 

Em 2024, Valquíria Pagung, da Comunidade do Estivado, conquistou o 2º lugar na categoria Produtora Rural, do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na capital do Estado, por meio de incentivos da Prefeitura. A secretária municipal de Turismo, Vera Backer, destacou os esforços da gestão para impulsionar ainda mais os produtores rurais.

“Estamos trabalhando incansavelmente para trazer consultorias especializadas, promover feiras que movimentem a economia local e oferecer capacitações por meio de parcerias estratégicas. Acreditamos no grande potencial de Jaguaré. Além da produção de cafés, o município já conta com 40 produtos registrados em diversas especialidades, que são comercializados na região. Nosso projeto é fortalecer e expandir o agroturismo, impulsionando ainda mais o desenvolvimento local”, afirmou a secretária.

Prefeitura de Jaguaré

1 Comentário

ANTONIO FRANCISCO MARINS DE ALBUQUERQUE 7 de fevereiro de 2025 - 16:18

Parabéns

Responder

Deixe um Comentário

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar