
Em apenas dois anos Jaguaré registrou nove marcas de cafés especiais por meio de incentivo da Secretaria Municipal de Turismo, que oferece capacitações abrindo leques de oportunidades, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar.
Os produtores rurais que obtiveram o registro já estão expandindo seus mercados, comercializando seus cafés para além do município e fornecendo para a alimentação escolar, por meio do programa “Agricultura Familiar”.
Em 2024, Gean Monjin conseguiu participar da entrega de alimentos nas escolas municipais. Ele destaca o quanto foi importante essa atividade.
“Nossa participação nessas entregas é fundamental para a divulgação da nossa marca. Além disso, recebemos um feedback valioso sobre a qualidade do nosso produto. E, claro, ficamos muito felizes em saber que nosso café está sendo apreciado em Jaguaré”, destacou o produtor.
Evolução
O município é o 3º maior produtor de Café Conilon do Estado do Espírito Santo. Trabalhando em cima desse dado, a gestão municipal vai realizar o 4° Concurso de Café Conilon, para incentivar ainda mais os produtores rurais a manter a qualidade do produto e aumentar a quantidade de cafés especiais no município. Essas conquistas foram possíveis nos últimos dois anos, após 70 anos da chegada do café no município.
Jaguaré também motivou a participação de 32 mulheres no projeto do Governo do Estado, “Mulheres do Café”, fortificando a participação feminina na produção de cafés. O objetivo é capacitar as participantes para a produção de cafés especiais e, a iniciativa incentiva a sucessão familiar nas propriedades, ao envolver as filhas de agricultores nas atividades.
Em 2024, Valquíria Pagung, da Comunidade do Estivado, conquistou o 2º lugar na categoria Produtora Rural, do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na capital do Estado, por meio de incentivos da Prefeitura. A secretária municipal de Turismo, Vera Backer, destacou os esforços da gestão para impulsionar ainda mais os produtores rurais.
“Estamos trabalhando incansavelmente para trazer consultorias especializadas, promover feiras que movimentem a economia local e oferecer capacitações por meio de parcerias estratégicas. Acreditamos no grande potencial de Jaguaré. Além da produção de cafés, o município já conta com 40 produtos registrados em diversas especialidades, que são comercializados na região. Nosso projeto é fortalecer e expandir o agroturismo, impulsionando ainda mais o desenvolvimento local”, afirmou a secretária.
Prefeitura de Jaguaré
1 Comentário
Parabéns