Governo pretende fixar plano de safra para quatro anos

por admin_ideale

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Seneri Paludo, afirmou nesta segunda, dia 29, que, em um eventual segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, o governo deverá tirar do papel o plano de safra plurianual, de pelo menos quatro anos.

Segundo Paludo, existe dificuldade de planejamento de longo prazo, mas a proposta do novo plano de safra, plurianual, é de definição de linhas de crédito, comercialização, custeio e investimentos. Segundo ele, o plano teria metas definidas para recursos e custos.
O secretário disse, ainda, que o crédito oficial, apesar de ter crescido para R$ 156 bilhões neste ano, acaba não contemplando totalmente a classe média rural. Segundo ele, o governo trabalha para que esse produtor se financie por meio de títulos de agronegócio, a taxas mais baixas do que o crédito livre no banco.
 
Ainda no processo de inserção do produtor no mercado financeiro, Paludo afirmou que o ministério analisa mecanismos para que o produtor opere no mercado de opções como forma de garantia de renda. Ele explicou que existe um estudo dentro da pasta para que o ministério subsidie o custo de compra do contrato.
 
Sobre o modelo de seguro rural atual, ele afirma que mais do que o aumento de recursos, a Agricultura discute um redesenho das apólices de seguro oferecidas.
 
– Precisamos trabalhar em níveis de cobertura mínima – disse.
 
Paludo exemplificou que o Estado do Paraná, por exemplo, precisaria de cobertura de 37 sacas/hectare, que seria o equivalente ao custo.
 
– Precisamos expandir o seguro. Se nessa safra ele vai cobrir 80 mil produtores e 12 milhões de hectares, precisamos, sim, chegar a 80% a 90% – completou.
 
Agroquímicos
 
O secretário afirmou que o governo estuda um novo marco regulatório para agroquímicos, e afirmou que o texto terá regras mais claras, com o objetivo de reduzir custos de produção no Brasil.
 
– A legislação é complexa e confusa, trazendo mais burocracia para o processo. Vamos desburocratizar o registro de novas moléculas – disse

 

 

 

RuralBR

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar