Maior omelete das Américas será preparada no ES

por admin_ideale

A famosa frigideira gigante do Espírito Santo será mais uma vez a base para a realização de um projeto que ultrapassa as fronteiras do Brasil. Agora, o desafio será o preparo de uma omelete com 15.500 ovos, 500 a mais que o prato feito pelos “hermanos” da cidade de Pigüé, na Argentina – fato que resultará na quebra do atual recorde das Américas.

O audacioso projeto será concretizado no dia 27 de julho, durante a 34ª edição da Festa do Colono, em Santa Maria de Jetibá – o segundo maior produtor de ovos do Brasil. De acordo com o secretário de Agricultura, Manfredo Krüger, o município conta hoje com 140 produtores e um volume aproximado de 10 milhões de ovos por dia.

Segundo o Prefeito Municipal, Eduardo Stuhr, este projeto ficará marcado na história de Santa Maria de Jetibá. “Sempre que falarmos de Festa do Colono, a partir desta festa, vamos nos lembrar da Maior Omelete das Américas. Será um marco para o município. Vamos mostrar para o mundo a força da nossa avicultura”, destaca Eduardo.

A “Maior Omelete das Américas” será preparada na frigideira gigante, toda construída em aço, com fundo de 3 metros de diâmetro, 20 centímetros de altura e peso de 400 kg. O utensílio foi o mesmo utilizado em agosto do ano passado, na primeira experiência de sucesso da omelete gigante capixaba. Durante a GranExpoES – maior feira de negócio rural do Espírito Santo que acontece na região metropolitana do estado –, o município de Santa Maria de Jetibá foi parceiro da organização do evento no preparo de uma receita com 10.440 ovos, que se tornou a maior omelete do Brasil e uma das 10 maiores do mundo.

Com o know-how adquirido em 2013, a mesma equipe da omelete gigante promoverá a continuidade deste projeto ao levar esta ação para o município de Santa Maria de Jetibá. A iniciativa, além de promover a quebra do recorde das Américas, visa valorizar a comunidade produtora, conscientizar os consumidores sobre os benefícios nutricionais do produto e, principalmente, discutir os desafios a serem superados na produção – informações que embasarão discussões técnicas durante a Festa do Colono e fomentarão debates na programação da GranExpoES. Importantes parceiros como a Associação de Avicultores do Estado do Espírito Santo (AVES), a Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (Coopeavi) e empresários do segmento também apoiam o projeto, com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva avícola.

Sob o comando do experiente chef Gilson Surrage, que coordenou o preparo da omelete de 10 mil ovos, o desafio lançado aos “hermanos” tem todos os ingredientes para repetir o sucesso. “Apesar de a base dos ingredientes ser similar à receita preparada no ano passado, o volume será 50% maior, o que é sempre um desafio na hora de apurar o sabor e controlar a temperatura para o cozimento uniforme do prato”, ressaltou o chef.

Para aperfeiçoar o processo, da primeira experiência até agora, algumas mudanças foram aplicadas ao fogão construído especificamente para atender às proporções da frigideira, informou Paulo Randow, coordenador técnico do projeto da omelete gigante. “Modificamos a estrutura das trempes, para melhorar a distribuição do fogo. Assim, o formato inicial que era linear passou a ser em círculos, facilitando também a condução da temperatura”, explicou.

Um quesito que merecerá atenção especial de toda a equipe envolvida no projeto será o cuidado com a matéria-prima para a omelete. “Todos os ovos que serão utilizados possuem SIF (Selo de Inspeção Federal) e já chegarão ao local do evento homogeneizados, lacrados em recipientes de 18 litros e resfriados a uma temperatura de -10°C. Esse cuidado assegura o controle microbiológico da nossa omelete gigante para evitar qualquer risco de bactérias, em especial a salmonela”, explica Luciana Neitzke, nutricionista da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento e Ação Social do município que irá colaborar com o projeto.

Para que tudo saia de acordo com o planejado, os organizadores realizarão um “esquenta” da frigideira na tarde do dia 25 de julho, no Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá, onde acontecerá toda a festa. A partir das 19 horas, será preparada uma omelete com 2 mil ovos, 22 kg de cebola, 2 kg de alho, 2 kg de manteiga, 5 litros de óleo, 2 litros de azeite, manjericão e sal – um prato que poderá ser saboreado gratuitamente por cerca de mil pessoas.

Já a omelete que quebrará o recorde das Américas será preparada no domingo, dia 27 de julho, a partir das 10 horas. Na receita estão: 15.500 ovos, 75 Kg cebolas, 22 litros de óleo, 8 litros de azeite extra virgem, 60 kg de manteiga, 7 kg de sal, 3 kg de alho, 90 maços de cebolinha picada, 45 maços de salsa picada e 45 maços de ervas aromáticas. A receita final, que pesará cerca de 600 kg, poderá ser saboreada por até 3 mil pessoas. A expectativa dos organizadores é servir porções gratuitas da “Maior Omelete das Américas” a partir do meio dia.

Festa do Colono 2014

De 24 a 27 de julho

No Centro de Eventos de Santa Maria de Jetibá/ES

“Esquenta” da Frigideira

Dia 25 de julho, a partir das 19h

Maior Omelete das Américas

Dia 27 de julho, a partir das 10h (com porções gratuitas servidas ao meio dia)

——————- x ——————- x ——————-

“Maior Omelete das Américas” em números

15.500 ovos pasteurizados

75 Kg de cebolas

22 litros de óleo

8 litros de azeite extra virgem

60 kg de manteiga

7,5 kg de sal

3 kg de alho

90 maços de cebolinha picada

45 maços de salsa picada

45 maços de ervas aromáticas

 

 

 

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar