Lideranças devem se mobilizar para evitar vendas de estoques públicos de café

por admin_ideale

O mercado do café arábica teve mais um dia fraco na Bolsa de Nova Iorque, com leves perdas e poucos negócios. O anúncio do governo sobre venda de quase 400 mil sacas dos estoques públicos já começa a se mobilizar lideranças do setor que lutam para sustentar os preços no momento em que os cafeicultores já amargam os prejuízos da saca.  

De acordo com o analista de mercado Eduardo Carvalhaes, a ação pode emitir sinais errados para o mercado. “Porque o governo está vendendo café no início da nova safra 2014 e concorrer com os cafeicultores que já estão com prejuízos devido à seca?”.  Mas, se por um lado mais café no mercado pode exercer pressão negativa nos preços, Carvalhaes afirma que o mercado internacional pode entender a resolução como uma medida extrema diante da escassez de produto no mercado. “Eles podem entender como um sinal de falta de café”. O analista explica, ainda, que o volume a ser posto a venda é bem pequeno em relação ao consumo do país. “São pouco menos de 400 mil sacas… Nós temos que lembrar que o Brasil consome por mês 1,5 milhão de sacas, no mínimo, então isso é menos 1/3 do que o Brasil consome em um mês… Mas em minha opinião não era necessário fazer isso agora”. 

O analista diz ainda que a notícia foi divulgada com mais ênfase hoje (22), porém, não teve grande influência sobre os preços. Além disso, o governo não definiu qual será o café, nem o preço mínimo ou as condições de venda.  

Mercado volátil

O mercado internacional do café continua bastante volátil diante das incertezas sobre o tamanho da safra brasileira. “É um braço de ferro muito grande entre comprador e vendedor… Os compradores no mercado interno têm tentado baixar as ofertas na mesma medida em que o mercado cai em Nova Iorque, mas o cafeicultor tem resistido bastante a vender a esses preços”. Esta resistência a vender, segundo Carvalhaes, começa a ficar mais complicada para o cafeicultor, já que com o início da nova safra ele deve sofrer concorrência de produtores descapitalizados que precisam vender para cobrir gastos. “Porém, sabemos que não haverá um excesso de oferta”.

 

 

 

Notícias Agrícolas

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar