Embrapa sofre “aparelhamento e apadrinhamento partidário”, diz jornal

por admin_ideale

A Embrapa “vive uma fase de aparelhamento e apadrinhamento partidário num de seus setores mais estratégicos, afrouxamento das regras para a escolha dos diretores executivos — com a predominância do critério de indicação política — desmantelamento da capacitação internacional, e forte disputa interna. Além disso, uma investigação em curso apura supostas irregularidades cometidas por sete servidores na criação da Embrapa Internacional”.

A informação é de reportagem do jornal O Globo publicada nesta semana. A matéria denuncia a extinção da Embrapa Estudos e Capacitação (Cecat), que custou R$ 9,4 milhões e será absorvida pela área de transferência de tecnologia, cujo diretor-executivo foi indicado ao cargo por deputados federais do PT, os quais desejaria ter “mais controle das atividades desenvolvidas”.

“A Embrapa tem três diretores-executivos, além do presidente. A diretora de Administração e Finanças, Vania Beatriz Castiglioni, tem ligação com o PT. A pesquisadora de carreira é filiada ao PT do Paraná, especificamente o de Londrina, desde 1990, segundo o TSE. Das três diretorias-executivas, duas são comandadas por petistas ou indicados pela sigla”, afirma o jornal.

A reportagem informa que a atual diretoria foi escolhida em abril de 2011 por meio de um processo de seleção interna com rigorosos critérios de escolha, análise do currículo e classificação das melhores posições, para posterior indicação dos nomes pelo Conselho de Administração e pelo Ministério da Agricultura. “Essa seleção interna foi extinta. Os mandatos dos diretores termina neste mês e vai prevalecer, para a nova composição, a indicação política. O atual presidente, que assumiu em outubro de 2012, já chegou à função por nomeação do Planalto, sem seleção interna”, diz O Globo.

O presidente anterior, Pedro Antonio Arraes, e mais seis servidores da Embrapa são investigados pela Controladoria-Geral da União (CGU) em razão de supostas irregularidades na criação da Embrapa Internacional, sediada no Estado de Delaware, nos Estados Unidos. O então ministro da Agricultura Mendes Ribeiro instaurou sindicância para apurar, considerando que Arraes criou o órgão sem prestar contas. A sindicância punitiva da CGU ainda avalia provas e deve ser concluída nesta semana.

O presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes (foto), confirmou ao Globo que o Cecat ficará fora do organograma da empresa em um mês. Porém, segundo ele, a estrutura física continuará a ser usada pelo órgão e todas as atividades de capacitação serão desenvolvidas — e até mesmo ampliadas.

“Diretores com compromisso com o partido podem ajudar a levar mais recursos para a pesquisa”, justifica o deputado federal Geraldo Magela (PT-DF). Ele é um dos nomes de peso do partido que trabalhou forte nas indicações política para ocupar cargos de chefia.

 

 

 

Agrolink

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Sign up with email

Get started with your account

to save your favourite homes and more

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar