Anvisa proíbe uso do agrotóxico triclorfom e restringe uso do fosmete no Brasil

por admin_ideale

 


O agrotóxico triclorfom foi banido do país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição do produto, que até a decisão era registrado para uso em 45 culturas, como arroz, feijão, tomate e milho. As importações também estão proibidas. O agrotóxico, que já é vetado na Comunidade Europeia, está associado a problemas no sistema de reprodução e no sistema hormonal.


O agrotóxico já não era comercializado pelo fabricante. Mesmo assim, a Anvisa afirma que a medida era essencial.


– Sem tal decisão, não havia nenhum impedimento para que outro fornecedor trouxesse o produto para o país – afirmou o gerente-geral de toxicologia da Anvisa, Luís Cláudio Meirelles.


A Anvisa também restringiu o uso do agrotóxico fosmete, que passa a ser considerado altamente tóxico. Usado em citros, maçã e pêssego, o limite diário aceitável de ingestão foi reduzido de 0,01 mg para 0,005 mg. A Anvisa determinou redução das culturas em que o uso do produto é permitido, e divulgou regras mais rígidas para comercialização do produto e para seu uso nas lavouras.


As decisões são reflexo de uma ação da Anvisa para reavaliação dos agrotóxicos usados no país. Em 2008, a agência colocou em exame 14 ingredientes ativos – a maior parte delas já banida em outros países. Juntos, os ingredientes representam 1,4% das 431 moléculas autorizadas para lavouras no país. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

As resoluções que trazem as novas determinações da Anvisa foram publicadas no Diário Oficial da União nº 158, de 18 de agosto de 2010. Confira ao lado a íntegra das resoluções 36 (fosmete) e 37 (triclorfom).


 


Agência Estado

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar