Florada muda visual dos cafezais do Oeste da Bahia

por admin_ideale

 


Tradicionalmente as floradas de café ocorrem entre os meses de setembro e outubro, período que antecede o inicio das chuvas. Neste ano, a cafeicultura nacional está vivenciando floradas fora de época, o que poderá afetar o desempenho da próxima safra.

No entanto, a região Oeste da Bahia está visualizando este cenário de floradas, mas noutra condição. Isto porque, o manejo dos cafezais através do chamado estresse hídrico permite gerenciar o momento desejado para a florada, como está sendo possível nesta segunda quinzena de agosto, ressalta Marcos Pimenta, Consultor Agronômico.



Após cerca de 60 dias com a irrigação suspensa, o retorno da água provoca aberturas florais simultâneas em níveis superiores a 80 %. Como a temperatura de agosto ainda é amena, o pegamento das flores é favorecido, pois o sol não causa danos as mesmas, complementa Marcos.



Diante das condições climáticas favoráveis que estão se apresentando na região, aliadas ao bom trabalho nutricional que está sendo empregado e a condição de áreas 100 % irrigadas, acredita-se que será novamente uma safra recorde em quantidade e qualidade do café, complementa Glauber de Castro, Presidente da Abacafé – Associação dos Cafeicultores do Oeste da Bahia.



As condições verificadas nas primeiras áreas que estão florescendo confirmam um quadro de manter produtividades superiores as 50 sc/ha de média. Com esta antecipação, a região Oeste da Bahia será uma das primeiras a iniciar a colheita, sendo projetada para o mês de abril próximo.



Diante de particulares condições desta cafeicultura, a região Oeste da Bahia se prepara para a obtenção do reconhecimento da Indicação de Procedência do café. Este processo permitirá maior notoriedade junto ao mercado internacional, uma vez que grande parte do café é voltada para exportação, esclarece Ivanir Maia, Diretor Executivo da Abacafé. A segurança na produção e os bons níveis de produtividade de cafés finos são os destaques desta moderna e singular cafeicultura brasileira.



Abacafé

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar