O panorama cafeeiro do Brasil pode sofrer alterações. Já a partir do próximo ano, novas bases metodológicas serão utilizadas para estabelecer a estimativa de safra de café em todo o Brasil. E os novos critérios científicos e estatísticos serão apresentados em primeira mão no Espírito Santo, nesta terça-feira (24), durante um workshop sobre o assunto, realizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O evento será no Centro de Comércio de Café de Vitória, a partir das 9h30 e a participação é gratuita e aberta ao público.
De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, é muito importante ter cuidado quanto a mensuração de safra de café nacional, já que esta informação interfere nas políticas de preços, no mercado, no consumo, na produção, na organização e na mobilização dos setores da cadeia.
“A partir da nova metodologia, serão utilizados métodos estatísticos e bases amostrais mais modernos, que levarão a uma previsão de safra mais próxima da realidade e também mais rica em informações. Além disso, a partir do próximo ano, a metodologia de mensuração será obrigatoriamente igual em todos os estado brasileiros”, afirma Evair.
No evento, os participantes poderão entender como será a coleta de dados, onde serão feitas as amostras e o que muda na nova metodologia em relação à antiga.
“A coleta de dados é realizada em 1% dos estabelecimentos que produzem café. No Espírito Santo isso representa um total de 608 amostras, sendo 330 propriedades de Conilon e 276 de arábica, que representam toda a cafeicultura capixaba. Para defini-las, foram levados em consideração 80 estratos diferentes, ou seja, 80 situações distintas, como tamanho da propriedade, nível tecnológico empregado, quantidade produzida, produtividade, tamanho da família, entre outros fatores”, explica o coordenador do programa estadual de cafeicultura e pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão.
Segundo Romário, além da nova metodologia ter maior rigor científico, o novo questionário aplicado aos produtores será mais completo. Ele aborda – além da área plantada, produção e produtividade – outros fatores que afetam a produção, como problemas de seca, doenças, preço, uso de tecnologias, entre outros dados. “Será possível, por exemplo, mensurar a área irrigada no Estado”, afirma.
Para o pesquisador, é possível que a nova metodologia traga algum resultado diferente do atual quanto ao panorama da cafeicultura nacional, o que só poderá ser confirmado após a aplicação da nova técnica.
Após o Espírito Santo, todos os estados produtores de café no Brasil receberão o workshop.
O encontro irá reunir toda a cadeia produtiva do café, e terá a presença do governador Paulo Hartung, do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, do presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, do diretor de Política Agrícola e Informações da Conab, Silvio Isopo Porto, e do superintendente da Conab no Espírito Santo, Brício Alves Junior.
Campo Vivo

