Congresso de Engenharia Agrícola e Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais

por admin_ideale

A partir deste domingo (25), até o dia 29 deste mês, o Espírito Santo sedia o IX Congresso Latinoamericano e do Caribe de Engenharia Agrícola (CLIA), e o XXXIX Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (CONBEA), que acontecem simultaneamente no Centro de Convenções de Vitória. Cerca de 1.200 especialistas de todo o Brasil e de todos os países da América Latina estarão reunidos com o objetivo de debater as tecnologias mais modernas aplicadas às pequenas propriedades rurais, para promover o desenvolvimento e a sustentabilidade no campo.


A solenidade de abertura acontece deste domingo (25), às 19 horas. Os Congressos têm como tema “A Engenharia Agrícola e o Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais”. A programação será dividida em palestras e apresentações de trabalhos, além de um dia dedicado a visitas técnicas. O público alvo são estudantes, professores, empresários, técnicos, pesquisadores, agricultores e profissionais da área.


“A engenharia agrícola coopera para o desenvolvimento de tecnologias e contribui para a melhoria da qualidade da produção. Dessa forma, contribui para que os produtores consigam se manter competitivos no mercado com sustentabilidade. Não é porque o agricultor possui uma pequena propriedade que ele não precisa investir em tecnologias”, afirma o engenheiro agrícola do Incaper e organizador do evento, José Geraldo . Segundo ele, os Congressos têm o objetivo de discutir temas que contribuam para a melhoria do funcionamento das propriedades, e, assim, garantir a eficiência na agricultura.


Além disso, os eventos são uma oportunidade de troca de informações e experiências entre profissionais de vários países, proporcionando a atualização técnica dos mesmos. “Os Congressos irão permitir que os profissionais do Espírito Santo possam interagir e aprimorar seus conhecimentos. E, também são uma oportunidade de mostrar ao Brasil e à América Latina o que tem sido desenvolvido na área de engenharia agrícola no Espírito Santo.


De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, é a primeira vez que a Região Sudeste está sediando os Congressos e o Espírito Santo foi escolhido por ter grande potencial agrícola, Para ele, o evento vai contribuir para promover discussões e difundi-las em vários níveis reforçando a inserção da Engenharia Agrícola no setor rural.


“A Engenharia Agrícola é um dos ramos mais novos da Engenharia, no mundo e especialmente no Brasil. Além disso, o número de profissionais que atuam neste ramo é relativamente pequeno quando comparado com outras profissões da Engenharia. Mas mesmo assim, o engenheiro agrícola está tendo um importante papel no desenvolvimento do agronegócio brasileiro e mundial e tem contribuído muito para o desenvolvimento de tecnologia nas propriedades rurais”, afirma Evair.


A palestra de abertura será feita por Luiz Claúdio Costa, reitor da Universidade Federal de Viçosa sobre o tema principal dos eventos. Os Congressos também terão a participação de Irenilza de Alencar Nääs, da Universidade Paulista,  que vai falar sobre “Desafios das Construções Rurais frente às Mudanças Climáticas Globais”; Gonzalo Roa, do Centro Nacional do Café (Cenicafe), da Colômbia, que falará sobre “Preparação e Secagem Natural Forçada de Alimentos”; o M.Sc. Flávio de Carvalho Magina, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que abordará o tema “Rede de Monitoramento Ambiental” e Luiz Manuel Navas Gracia, da Universidade de Valladolid, da Espanha, com “Eficiência e Economia de Energia para o Desenvolvimento das Aplicações Agrícolas e Agroindustriais”, entre outros.


O evento é uma realização do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA), a Associação Latinoamerica e do Caribe (ALIA) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).


 


As inscrições ainda podem ser feitas apenas no dia do evento.


Programação:


25 de julho, domingo
14h -17h30 – Inscrição
19h – 20h –  Solenidade de abertura
20h – 21h  – Palestra de Abertura: A Engenharia Agrícola e o Desenvolvimento das Pequenas Propriedades Rurais – Dr. Luiz Cláudio Costa – Reitor da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil


26 de julho, segunda-feira
8h30  – 9h30 – Palestra geral: Tecnologia da Informação na Extensão Rural – Dr. Fedro Zazueta, presidente do CIGR
9h30  – 10h30 – Sessões de pôsteres I
10h30 – 12h30 – Apresentações orais I
14h – 15h – Palestras setoriais
 – A agricultura de precisão como ferramenta para produção de cereais – Dr. Mario de Simone, INTA, Argentina
 – Preparação e secagem natural forçada de alimentos – Dr. Gonzalo Roa, CENICAFÉ, Colômbia
 – Aproveitamento de lodo de esgoto na agricultura – Dr. Aureliano Nogueira da Costa, FAPES/Incaper, Brasil
 – Planejamento e gestão de recursos hídricos – Dr. Fernando Falco Pruski, UFV, Brasil
 – Rede de Monitoramento Ambiental – M.Sc. Flávio de Carvalho Magina, CCST/INPE, Brasil.
15h – 16h – Sessões de pôsteres I
16h – 17h40 – Sessões de apresentações orais II
17h40 – 19h – Assembleia geral da ALIA – Training Engenieers Across the Americas to Solve Global Challenges International Symposium


27 de julho, terça-feira
8h30 – 9h30 – Palestra Geral: Bioetanol como Fonte de Energia no Agronegócio – Dr. Luís Augusto Cortez, CTBE
9h30 – 10h30 – Sessões de pôsteres II
10h30 – 12h30 – Apresentações orais III
14h – 15h – Palestras setoriais
 – Máquina para colheita mecanizada florestal – Dra. Elizabeth Neire da Silva, Ufes, Brasil
 – Uso do SIG como ferramenta para planejamento ambiental: caso do Espírito Santo – Dr. Leandro Roberto Feitosa, Incaper, Brasil
 – Eficiência da irrigação e produtividade da água: possibilidades técnicas e econômicas – Dr.José Antônio Frizzone, ESALQ/USP, Brasil
 – Tecnologia para o cultivo protegido de hortaliças – Dr. Andrés da Silva, Estufas Agrícolas
 – Eficiência e economia de energia para o desenvolvimento das aplicações agrícolas e agroindustriais – Dr. Luiz Manuel Novas Gracia, Universidade de Valladoid, Espanha
15h – 16h – Sessões de pôsteres II
16h – 17h40 – Apresentações orais IV
17h40 – 19h – Assembléia geral da Associação Brasileira de Engenharia Agrícola (SBEA)


28 de julho, quarta-feira
8h30 – 9h30 – Palestra Geral: Benefício Ecológico do Café – Dr. Gonzalo Roa, CENICAFÉ, Colômbia
9h30 – 10h30 – Sessões de pôsteres III
10h30 – 12h30 – Apresentações orais V
14h – 15h – Palestras setorias
 – Tecnologia de quimigação – Dr. Marcelo Bastos, TEFEN
 – Importância da mobilização social na conservação do solo e água em bacias hidrográficas – Dr. Aliamar Comério, Incaper, Brasil
 – Pagamentos de serviços ambientais – Dr. Fábio Ahnert, IEMA
 – Desafios das construções rurais frente às mudanças climáticas globais – Dra. Irenilza de Alencar Nääs, UNIP, Brasil
 – Uso da refrigeração da pós-colheita – Dr. Lincoln Neves, Unicamp, Brasil
 – Mecanização agrícola em pequenas propriedades rurais – Dr. Luis Márquez Delgado, Universidade Politécnica de Madrid, Espanha
15h – 16h – Sessões de pôsteres III
16h – 17h40 – Apresentações orais VI
20h – 23h – Encerramento do CLIA/CONBEA 2010


29 de julho, quinta-feira
Visitas Técnicas
Visita 1 – Vinícola de pequena escala e produção de flores em pequena propriedade rural, Santa Teresa, ES
Visita 2 – Geração de energia elétrica por meio do uso do biogás na suinocultura, Viana, ES
Visita 3 – Colheita mecanizada em floresta de eucalipto e logística de transporte portuário, Aracruz, ES
Visita 4 – Produção de água em propriedade rural e produção de cachaça, São Roque do Canaã, ES
Visita 5 – Cultura do Café Conilon Irrigado, Jaguaré, ES



Paula Varejão

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar