Os principais temas de interesse dos produtores rurais brasileiros serão discutidos nesta quinta-feira (01) na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, em Brasília, durante encontro de representantes do setor agropecuário com o candidato do PSDB, José Serra, à Presidência da República.
Depois de confirmar participação no evento, a ex-ministra Marina Silva, candidata do PV, informou que não comparecerá ao evento por não ter recebido as perguntas antecipadamente, o que não tinha sido acertado entre as assessorias dos presidenciáveis e a CNA. A candidata do PT, Dilma Rousseff, alegou problemas de agenda para não participar do encontro.
Acompanhe o encontro ao vivo
Marcado para as 9 horas, o evento começa com a apresentação das regras do encontro pela mediadora, jornalista Christina Lemos. Em seguida, a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, apresenta as principais questões que preocupam o setor e as propostas de solução para os principais gargalos que impedem o crescimento da atividade agropecuária no País. O candidato Serra terá dez minutos para fazer suas considerações iniciais.
No primeiro bloco de perguntas, representantes de segmentos da atividade agropecuária – de carnes, da silvicultura e de grãos – farão perguntas ao presidenciável. Serra terá cinco minutos para responder ao final de cada uma das perguntas. Encerrada essa primeira etapa do encontro, inicia o segundo bloco de perguntas, com questões apresentadas por lideranças do setor, representando cada uma das regiões produtoras do País: Assuero Doca Veronez, da região Norte, sobre preservação ambiental; José Ramos Torres de Melo Filho, sobre desenvolvimento econômico regional, pela região Nordeste; José Mário Schreiner, sobre logística, pelo Centro-Oeste; Carlos Rivacci Sperotto, sobre pequena propriedade; e Júlio da Silva Rocha Júnior, sobre reserva legal, pela região Sudeste. A cada pergunta, será concedido ao presidenciável o tempo de cinco minutos para resposta.
Um jornalista e um historiador, Luiz Gutemberg e Jorge Caldeira, foram convidados para fazer uma pergunta ao presidenciável pelo PSDB, encerrando o terceiro e último bloco de perguntas do evento. O tema é livre e José Serra terá cinco minutos para responder a cada um dos questionamentos. Na seqüência, o presidenciável fará as suas considerações finais.

