Produção de mudas de plantas em laboratório no Brasil ganha Associação

por admin_ideale

Com o objetivo de representar e organizar em uma única entidade legal o setor de produção de plantas em laboratório do Brasil, na última sexta-feira (18), durante a 17° Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec),  foi instituída oficialmente a Associação Brasileira de Biofábrica de Plantas.


Na oportunidade, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) foi convidado para participar da criação da Associação, que foi comunicada ao Ministério da Agricultura. Além do Incaper, outras entidades nacionais estão fazendo parte da entidade, as quais terão autonomia para traçar as diretrizes de atuação na produção de mudas em laboratórios de cultura de tecido (Biofábrica de Plantas).


“Com a criação da nova Associação, as instituições poderão unir forças e representar o setor com o propósito de solucionar as demandas específicas, principalmente relacionadas à normatização das políticas envolvendo a produção e comercialização de plantas produzidas em laboratório, por meio de técnicas da cultura de células e tecidos vegetais”, afirma o doutor em fitopatologia e pesquisador do Incaper, José Aires Ventura.


Participaram do evento representando o Incaper: o diretor-técnico, Antônio Elias; os chefes regionais do Centro de Pesquisa de Linhares e Centro Serrano, Antônio Carlos Benassi e José Mauro Balbino; os pesquisadores José Aires Ventura; Cezar Pereira Texeira e Luiz Caetano; e a advogada, Renata Aparecida Lucas. Também esteve presente o coordenador estadual de fruticultura da Seag, Dalmo Nogueira.


Para dar embasamento à criação da Associação, durante a Hortitec os técnicos do Incaper participaram de um workshop, com o tema ‘Biofibra de Plantas: as realidades e desafios na legislação brasileira’. Para este evento, foram convidados os institutos de pesquisa que possuem laboratórios de cultura de tecidos e empresas nacionais e internacionais que possuem conhecimento na cultura de células e tecidos vegetais do Brasil.


Hotitec


Maior feira de horticultura da América Latina, a Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas – desperta interesse cada vez maior em empresários e profissionais do setor radicados em diversas partes do mundo. A 17° edição da Hortitec aconteceu de 16 a 18 de junho e teve uma movimentação aproximada de R$ 60 milhões.


A Hotitec é uma oportunidade para as empresas apresentarem os portfólios com as tecnologias avançadas sobre sementes, mudas e manejo das culturas agrícolas. Este ano, reuniu cerca de 250 estandes no setor de instalações, equipamentos, insumos e demais tecnologias para flores, frutas, hortaliças, florestais e demais culturas intensivas de frutas e hortaliças.


Durante o evento foram feitos lançamentos de maquinários e técnicas de produção. Uma das grandes apostas de geração de negócios são soluções que geram economia de recursos naturais e financeiros através de estações de tratamento de água para reuso, fontes aeradoras, sensores de chuva wireless e estações meteorológicas.

Uma plataforma de monitoração de indicadores agrícolas, como umidade, luminosidade e temperatura, que proporcionam maior controle e reduzem a margem de erro sobre a produção, também foi apresentado na Hortitec deste ano.


 


Glícia Gagno

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar