“Nosso Brasil Rural é complexo e bonito. Temos o artesanato, os salames, os sucos e a cachaça, entre outros. Precisamos mostrar que nosso país é diferente”. Foi o que destacou o secretário de agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Adoniram Sanches Peraci, no lançamento do projeto Talentos do Brasil Rural: turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos, na tarde desta quarta-feira (26). A atividade foi no Salão do Turismo 2010, que começou quarta-feira e vai até o dia 30 de maio, no Parque Anhembi, em São Paulo.
O projeto visa inserir os produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O Talentos do Brasil Rural é uma parceria dos ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Participaram do lançamento, o superintendente do Sebrae/RS, Marcelo Lopes; o secretário Nacional de Políticas do Turismo do MTur, Carlos Silva; e o representante da Cooperação Alemã GTZ, Ingo Melcheres.
Para o lançamento do projeto, o estande do Talentos do Brasil conta com uma ambientação que simula um quarto e um banheiro de hotel, no qual produtos da agricultura familiar estão inseridos na decoração dos ambientes como toalhas, colchas e cortinas com bordados produzidos por artesãs agricultoras. Também pode se ver, cremes e shampoos produzidos com matérias-primas como castanha-do-brasil extraídos por agricultores, entre outros.
Projeto
O diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da SAF/MDA, Arnoldo de Campos, ao fazer a apresentação do projeto declarou que; “O nosso principal objetivo é colocar os agricultores familiares no mercado de turismo com foco nas 12 cidades-sede da Copa de 2014.
O Talentos do Brasil Rural prevê a realização de estudos e pesquisas para conhecimento da oferta, da demanda e do mercado, ações de promoção e comercialização dos produtos da agricultura familiar em todas as regiões do País, além da qualificação de empreendimentos da agricultura familiar.
Segundo o diretor, nos próximos dias será lançado edital para a seleção e para qualificação de 125 empreendimentos da agricultura familiar divididos em 4 categorias: amenities (produtos voltados para hotelaria como shampoos, sabonetes); agroindústria; artesanato decorativo e utilitário; e serviços (incluindo o turismo rural)
A partir desta qualificação, o projeto prevê a preparação dos agricultores familiares para a prestação de serviços aos turistas e para ofertar produtos diferenciados ao mercado turístico em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato durante a Copa do Mundo de 2014, agregando valor socioambiental e sustentabilidade ao produto turístico.
Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário

