O Incaper, em parceira com a Prefeitura de Conceição do Castelo, realiza, nesta quinta-feira (27), o Dia de Campo sobre a cultura da tangerina Ponkan. O objetivo é orientar os agricultores da Região Serrana sobre as técnicas mais modernas de produção da fruta, atreladas as boas práticas agrícolas, para produzir frutas saudáveis e de qualidade.
O evento acontece a partir das 8 horas, na propriedade da Sra. Regina Mareto Dariva, na comunidade de Santa Luzia, em Conceição do Castelo e terá a participação de cerca de 150 agricultores familiares da região. A atividade faz parte das ações do Polo de Tangerina das Montanhas no Espírito Santo, lançado pelo Governo Estadual em março deste ano com o objetivo de desenvolver o setor nos municípios prioritários do Sul do Estado.
“O Polo de Tangerina já atingiu alguns dos objetivos programados, como a entrega de cinco mil mudas aos produtores e mil caixas plásticas para a colheita da fruta, além da assistência técnica prestada durante todo processo. Agora, estamos colocando em prática as capacitações aos técnicos e aos agricultores para melhorar e desenvolver a produção nos municípios que fazem parte do Polo”, afirma o engenheiro agrônomo e coordenador do Polo de Tangerina, Sebastião Antônio Gomes.
Palestras
Durante o evento serão realizadas três palestra dividas em estações com temas distintos. O público se dividirá em três grupos, se revezando entre os temas. Na primeira, foi convidado para falar sobre poda e colheita da tangerina Ponkan, o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Otto Carlos Koller. Na segunda, o engenheiro agrônomo e pesquisador científico do Instituto Biológico de São Paulo, José Maria Fernandes dos Santos, irá abordar as tecnologias de aplicação de produtos fitossanitários utilizados no plantio.
Segundo Sebastião Antônio Gomes, na segunda estação o palestrante tem o objetivo de instruir os produtores sobre os métodos adequados no processo de adubação e utilização racional de produtos químicos nos pés de tangerina, para que possam eles oferecer um alimento mais seguro e de qualidade ao consumidor.
Na terceira estação, o tema é Nutrição Equilibrada da Tangerina, em que o engenheiro agrônomo e pesquisador do Incaper, André Guarçoni, irá instruir os produtores sobre como aumentar a produtividade e baixar os custos nas plantações, sem interferir na qualidade da fruta.
“A tangerina é uma fruta de consumo in natura, ou seja, de consumo direto, por isso é de extrema importância a preocupação em produzir uma fruta com qualidade, que seja saudável ao objetivo final, o consumidor”, disse Sebastião Antônio Gomes.
Orientação aos técnicos
Além do Dia de Campo, enfatizando as ações do Polo de Tangerina, nesta quarta (26) e na sexta-feira (28), serão efetuados dois dias de capacitação dos técnicos do Incaper e de entidades ligadas à assistência técnica e extensão rural que fazem parte dos municípios de abrangência do Polo. No primeiro dia serão realizadas instruções teóricas, no auditório da Escola de Santa Luzia, em Conceição do Castelo. No segundo as atividades serão práticas, na propriedade do Sr. José Ademar Zanão, no município.
Nesta quarta-feira (26), o engenheiro agrônomo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Otto Carlos Koller é quem ministra as orientações e fala dos métodos de formação, condução, poda, colheita e pós-colheita da tangerina ‘Ponkan’. Já na sexta-feira (28), os participantes serão acompanhados por José Maria Fernandes dos Santos, que abordará as tecnologias de aplicação de produtos fitossanitários em citros.
A capacitação consiste em expandir o conhecimento dos técnicos, para que possam melhor atender os agricultores capixabas. “É importante que os técnicos estejam abertos a aprender sobre novas tecnologias para melhorar a qualidade da fruta nas propriedades rurais. Por isso, os estudiosos especializados no assunto poderão transmitir conhecimento sobre as boas práticas agrícolas, tanto aos produtores da região, como, de modo mais específico, aos técnicos, para que esses possam continuar o processo de orientação a outros agricultores”, comenta o engenheiro agrônomo do Incaper, Sebastião Antônio Gomes.
Participarão desta programação, 40 técnicos que fazem parte do Incaper, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), da Secretaria Municipal de Agricultura, e iniciativas privadas.
Glícia Gagno

