CDPC define novo mecanismo de financiamento para o café

por admin_ideale

 


Foi definido em reunião do Comitê Diretor de Planejamento Estratégico do CDPC, realizada no dia 20, aplicar o novo mecanismo de financiamento da safra 2010/2011, elaborado pela Comissão Nacional do Café da CNA.


A proposta se baseia na Liberação de Recursos para a estocagem, visando o financiamento de até 20 milhões de sacas ao produtor, sendo 15 milhões de café arábica e 5 milhões de café robusta/conillon.


Esta proposta terá como base o valor de 100% do preço mínimo de garantia, com prazos de reembolso de até 540 dias, sendo 50% reembolsado em 360 dias e os outros 50% em 540 contados da data do financiamento.


A Estratégia para garantir essa operação, será a criação de um mecanismo contra a queda de preços, fazendo com que o agente financeiro tenha a certeza do recebimento em caso de recuo nas cotações, para níveis abaixo do liberado.


Com isso, tal operação possibilitaria a não entrada de cafés num período em que, historicamente, as cotações estão extremamente baixas, possibilitando aumento de preço via redução de oferta.


A decisão foi um consenso entre todos os representantes do setor, e a proposta já está sendo analisada de maneira mais ampla pelo Ministério da Agricultura. Os itens avaliados abrangem o volume de sacas a serem financiadas e o montante dos recursos liberados. Com isso, objetiva-se que o mecanismo entre em vigor, e possa ser usufruído pelos cafeicultores com a maior brevidade possível. 


 


Revista Cafeicultura

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar