Estudo divulgado pela CNA revela precariedade das escolas rurais no Brasil

por admin_ideale

 


Um estudo feito a pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) revela a precariedade das escolas rurais de ensino básico no Brasil. “Temos um cenário de pobreza e esquecimento, que consolida uma forte inércia, sem perspectiva de futuro ou de desenvolvimento para quem estuda no campo”, disse a presidente da CNA, senadora Kátia Abreu, ao divulgar a íntegra do documento, nesta quinta-feira (20/05).


Realizado pelo Ibope, Instituto Paulo Montenegro e Instituto CNA, a pesquisa mapeia a situação das unidades de ensino fundamental do interior do país, em dez estados: Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins e Distrito Federal. Em cada uma das cinco regiões do Brasil foram escolhidos dois estados, aquele com o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o que tem o pior resultado.


O estudo indica que cerca de 70% das escolas rurais não têm biblioteca e somente 32% têm banheiros adequados. Em 76% das escolas, o mimeógrafo está presente e é um importante instrumento de apoio ao ensino. Em contrapartida, 66% das escolas não têm computador; 74% não têm máquina fotocopiadora, 56% não têm televisão, videocassete ou aparelho de DVD.


Situação de alunos e professores preocupa


O cenário ruim envolve também a situação do corpo docente, índices de rendimento e baixas expectativas dos alunos. O emprego nas escolas garante, para 66% dos professores, no máximo, dois salários mínimos mensais. Em 50% das escolas não há diretor presente e em 48% dos casos, não há coordenador, supervisor ou orientador pedagógico.


Durante a pesquisa, foi aplicada a Prova Brasil em 50 escolas. A média das notas ficou 10 pontos abaixo da média nacional em Língua Portuguesa e 34 pontos a menos em Matemática. Quanto mais pobre a família, pior é o resultado da avaliação. Em alunos da classe E, por exemplo, o resultado da Prova Brasil foi 50 pontos mais baixo do que a média nacional.


O estudo envolveu escolas com classes multisseriadas, ou seja, com crianças de idades diferentes e que estão em séries diferentes. A pesquisa identificou que muitas vezes, o professor é obrigado a desempenhar múltiplas tarefas: além de ensinar, tem que limpar a sala e preparar a merenda.


Na área rural, há quase seis milhões de alunos matriculados no ensino básico regular e aproximadamente 53 mil escolas, mas quase 50% delas têm só uma sala de aula. Em todo o Brasil, há 107 mil escolas e cerca de 53 milhões de alunos no ensino básico, somando as áreas urbana e rural.


 


Globo Rural Online

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar