A unidade Noroeste da Centrais de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa/ES), em Colatina, registrou a movimentação de 799,9 toneladas de produtos durante o mês de abril. O valor total das negociações está estimado em R$ 1 milhão.
O pavilhão destinado aos lojistas negociou 265,6 toneladas, enquanto que o dos produtores foi responsável por comercializar 534,442 toneladas, tendo como seu ponto alto os dias 19 de abril, quando foram vendidas 57,4 toneladas, e 26 de abril, com 55 toneladas.
Com os resultados de abril, a unidade atinge 2.894 mil toneladas de produtos comercializados em 2010, reforçando sua importância para os produtores da região Noroeste capixaba. O entreposto, inaugurado em dezembro de 2009 pela Seag, é administrado pelo Consórcio Público Intermunicipal para o Fortalecimento da Produção e Comercialização de Produtos Hortigranjeiros (Cointer).
Diversificação
De acordo com Marcos Antonio Magnago, da Gerência Técnica da Ceasa/ES, a previsão era um volume de negócios maior, entretanto os três feriados do mês coincidiram com dias importantes para a comercialização. Assim, aproximadamente 80 toneladas deixaram de ser movimentadas. “Nosso objetivo é alcançar as mil toneladas ao mês”, reforçou.
Magnago lembra ainda que a unidade Noroeste possibilita uma nova ponte entre o produtor e o mercado distribuidor e fomenta mais opções para o campo. “Produtores que apostavam em monoculturas, como o café, já iniciaram plantios consorciados, como de melancia ou abóbora, pois terão como escoar sua produção na Ceasa Noroeste. Ganha o mercado e também o produtor, com a diversificação de sua lavoura”, destaca.
Estrutura
A sede da unidade Noroeste Colatina tem uma área de 28.434,62 metros quadrados, composto por um Pavilhão Não-Permanente (PNP) para os produtores rurais, com 108 módulos, e um Pavilhão Permanente (PP), com 16 lojas para o comércio atacadista.
Stephenson Grobério

