1º Concurso de Café de Cachoeiro de Itapemirim

por admin_ideale

Com o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do café Conilon em Cachoeiro de Itapemirim, o Incaper e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural realizam o 1º Concurso de Café do município. O lançamento da competição será nesta terça-feira (04), às 8 horas, no teatro Rubem Braga.


No lançamento, técnicos especializados no setor cafeeiro irão orientar aproximadamente  150 agricultores participantes sobre as boas práticas de manejo para se chegar a um café de qualidade, além de informar as oportunidades mercadológicas para o produtor que oferece um produto diferenciado.


“No momento estamos lançando as bases do concurso, e no evento pretendemos explicar a importância de utilizar técnicas adequadas de manejo da lavoura, transmitidas pelos técnicos do Incaper e da Prefeitura, de modo que as orientações possam contribuir para o aumento da produtividade, da qualidade e consequentemente da renda familiar. Nesse sentido, estamos incentivando os agricultores por meio do reconhecimento e premiação do esforço na produção”, afirma o Chefe do Centro Regional Sul Caparaó do Incaper, Gilson Tófano.


Durante o evento, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes,  apresentará o Regulamento do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, de modo que para participar é necessário seguir algumas regras.


No procedimento de orientação aos produtores, o diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, vai abordar a importância da qualidade do café, os cuidados na colheita e pós-colheita na lavoura. Dando seguimento, o pesquisador e coordenador do Programa de cafeicultura do Estado, Romário Gava Ferrão, fala das tecnologias de produção e condução de lavoura de café. E para falar do mercado atual foi convidado o presidente da Cooperativa de cafeicultores do Sul do Espírito Santo (Cafesul), Carlos Renato Alvarenga Theodoro.


Café em Cachoeiro de Itapemirim


No município, os agricultores utilizam do café e da pecuária de leite como atividades principais geradoras de renda familiar. Ao todo são quase 900 produtores que atuam na cafeicultura, sobretudo na variedade ‘Conilon’.


Programação:


8 h – Inscrições e café da manhã


08h30 – Abertura


9 h – Regulamento do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café
Palestrante:  Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, José Arcanjo Nunes


09h30 – Importância da Qualidade de Café. Cuidado na colheita e pós colheita.
Palestrante: Diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo


10h 20 – Tecnologia de Produção – Condução de Lavoura de Café
Palestrante: Pesquisador do Incaper, Romário Gava Ferrão


11h20 – A importância do cooperativismo na cafeicultora
Palestrante: Presidente da Cafesul, Carlos Alvarenga Theodoro


12h – Almoço


 


Glícia Gagno

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar