Associação 4C realiza primeiro Fórum Nacional de sustentabilidade no Brasil

por admin_ideale

 


O primeiro Fórum Nacional de sustentabilidade no Brasil reuniu representantes do setor cafeeiro para trocar experiências e conjuntamente definir o direcionamento futuro da estratégia da Associação 4C no país. Mais de 40 participantes representando produtores, exportadores, traders, indústrias de café, sociedade civil, instituições de pesquisa, organizações parceiras, verificadores, capacitadores e orgãos públicos se encontraram em Poços de Caldas no dia  8 de abril.  Foram apresentados os obstáculos encontrados e as conquistas alcançadas durante os primeiros dois anos da Associação 4C no Brasil, assim como discutido os desafios futuros do 4C rumo a um setor mais sustentável.


“A idéia da realização do Fórum foi regionalizar a estrutura participativa da Associação 4C visando fortalecer a cooperação dos diferentes grupos de interesse. O setor cafeeiro no Brasil é altamente comprometido com questões de sustentabilidade. O suporte e o feedback que recebemos de nossos membros é fundamental para que possamos definir um desevolvimento mais direcionado a situação brasileira”, relatou ao fim do Fórum, Melanie Rütten-Sulz, Diretora Executiva da Associação 4C.


Durante a manhã, Força Café/Stockler e Cocapec (Cooperativa de cafeicultores e agropecuaristas) apresentaram os pontos altos de seus intensos trabalhos com pequenos produtores na melhoria de  práticas agrícolas e de gerenciamento, incluindo o diagnóstico desenvolvido pela Cocapec em cooperação com o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo). A certificadora BCS mostrou uma visão geral da performance das diferentes iniciativas no Brasil e as práticas verdes e vermelhas mais comuns das unidades 4C nacionais de acordo com o código 4C. A ABIC atualizou os participantes sobre o desenvolvimento da indústria brasileira e do consumo cafeeiro. Na tarde, participantes trabalharam intensamente em três grupos de trabalho; melhores práticas e desafios da produção e processamento sustentável de café; intensificação da colaboração entre Rainforest Alliance, FLO e Associação 4C no Brasil e atividades prioritárias para o 4C no Brasil.


“O Fórum ofereceu uma oportunidade única para que produtores, exportadores e indústrias pudessem juntos aprender e compartilhar experiências. É a primeira vez que nós tivemos essa estrutura de troca de informações no Brasil. A atmosfera construtiva e aberta foi inspiradora e espero que possamos dar sequência com essa atividade. A Associação 4C representa um papel chave trazendo todos juntos para promover a sustentabilidade na indústria de café brasileira”, disse Milene Pereira de Tres Corações, membro 4C da câmara do comércio e indústria.


Dada a excelente recepção do primeiro Fórum de Sustentabilidade, os participantes decidiram organizar o evento mais regularmente no Brasil. O próximo Fórum irá incluir uma sessão prática de requirimentos comuns e desafíos para um verificação e certificação bem sucedida, com contribuições de orgãos de verificação/certificação e esquemas de sustentabilidade como Rainforest Alliance e FLO (FairTrade Labelling Organization International).


 


Tempo de Comunicação

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar