Seminário discute a importância da integração entre pesquisa e assistência técnica na agricultura

por admin_ideale

Com o objetivo de aprofundar a discussão sobre a interação entre pesquisa e assistência técnica no Espírito Santo e diagnosticar de forma participativa entre os agricultores familiares capixabas as principais demandas neste sentido, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza, a partir desta terça (06), até quinta-feira (08), o Seminário “A importância da integração entre pesquisa e Ater: Mais alimentos para o Espírito Santo”.


O evento acontece no Centro de Treinamento Dom João Batista, localizado na Praia do Canto, em Vitória. Durante a programação serão realizadas palestras técnicas, com a participação de diversos especialistas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), de Brasília; oficinas participativas com lideranças de agricultores familiares de todo o Estado e também uma visita técnica a uma propriedade em Alfredo Chaves.


O Seminário visa a discutir o tema e desenvolver ações para o programa do Governo Federal ‘Mais Alimentos’, que tem como objetivo o fortalecimento da interação entre pesquisa e assistência técnica com foco na agricultura familiar.


De acordo com o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo, a interação entre pesquisa, assistência técnica e extensão rural é fundamental para que os avanços tecnológicos sejam efetivamente aplicados nas propriedades rurais. “Em alguns lugares do País a pesquisa e a assistência técnica estão separadas em diferentes instituições. Mas se elas não dialogam, as ações não são desempenhadas com eficiência. O Incaper é um exemplo de Instituição que deu certo na fusão desses dois ramos”, afirma.


Participarão do seminário pesquisadores e técnicos do Incaper e de outras instituições de assistência técnica e extensão rural (Ater), além de quatro representantes de cada território do Espírito Santo, como presidentes de associações, cooperativas, lideranças quilombolas, indígenas, de movimentos sociais e de sindicatos. No Estado existem sete territórios, sendo eles: Sul Caparaó, Norte, Montanhas e Águas, Sul Litorâneo, Juparanã, Polo Colatina e Sul Capixaba.


 


Oficinas


Sob a moderação de técnicos do Incaper, os 28 agricultores familiares representantes de cada território irão participar de oficinas durante o Seminário. O objetivo é diagnosticar de forma participativa a realidade da produção e comercialização dos alimentos no Estado e concluir quais são principais demandas dos grupos tanto na área de pesquisa quanto de extensão rural.


De acordo com a coordenadora da área de extensão rural do Incaper e uma das organizadoras do evento, Jackeline Sans Rodrigues, as oficinas participativas serão fundamentais para ouvir os produtores, diagnosticar as principais carências de cada região e assim nortear de forma mais acertada as ações estaduais dentro do programa Mais Alimentos.


Na terça (06), das 13 às 17 horas, será realizada a primeira oficina, com o tema: “Construção de diagnóstico coletivo da realidade da produção e comercialização da produção de alimentos no Espírito Santo”. Já na quarta-feira (07), no mesmo horário, serão realizadas outras duas oficinas, sendo elas: “Apresentação das ações desenvolvidas no Espírito Santo no Programa Mais Alimentos – transferência de tecnologia”, e “Construção do que queremos: demandas/proposições para 2010/2011 – Programa Mais Alimentos”.


 


Palestras


Estará presente no evento um dos idealizadores do Programa Mais Alimentos e coordenador da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Hur Ben da Silva. Na terça-feira (06), às 9h30, o especialista irá expor a importância da articulação entre pesquisa e extensão para a transferência de tecnologias e desenvolvimento da agricultura familiar.


Na quarta-feira (07) pela manhã, representantes do MDA e Embrapa irão apresentar os objetivos do Programa Mais Alimentos e instruir os participantes sobre alternativas para a operacionalização do Projeto. Na parte da tarde, os pesquisadores do Incaper, Adelaide Nogueira e Flávio Alves irão falar sobre as ações desenvolvidas pelo Instituto em 2009 dentro do Programa.


Na sexta-feira (08), uma palestra sobre a Nova Lei de Ater, sancionada em janeiro pelo Governo Federal, irá tirar as dúvidas sobre o que mudou quanto à forma de repasse de recursos para assistência técnica e extensão rural do MDA para as instituições do setor. A apresentação terá como público alvo representantes do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRES), Secretários de Agricultura municipais, técnicos do Incaper, de outras instituições de Ater e autoridades.


 


Visita


Na sexta-feira (08), os 28 agricultores que representarão os territórios capixabas participarão de uma visita técnica a uma propriedade em Alfredo Chaves, que demonstra com excelência o sucesso da integração entre pesquisa e assistência técnica.


Trata-se do cultivo das novas variedade de banana ‘Japira’ e ‘Vitória’, desenvolvidas por meio de pesquisas do Incaper e repassadas aos agricultores do município por meio da extensão rural.


Segundo a coordenadora da área de extensão rural do Incaper, Jackeline Rodrigues, nas propriedades de Alfredo Chaves foi observada o aumento da qualidade, produtividade e rentabilidade no cultivo da banana. “Se antes os agricultores comercializavam a fruta por R$ 0,50 o quilo, agora ela é vendida por R$ 1,10, e de forma organizada, diretamente ao consumidor”, afirma.


 


 


Paula Varejão

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar