Tilápia de Linhares conquista mercado do Rio de Janeiro

por admin_ideale

 


A Associação de Piscicultores do Guaxe – Apigua – voltou a comercializar a produção de tilápias mantida por cerca de 30 famílias da região com o apoio da Prefeitura de Linhares. Em 2010, já foram vendidas cerca de 27 toneladas do peixe. Aproximadamente mais cinco toneladas foram colocadas no mercado nessa segunda-feira (08).


A produção é vendida no Espírito Santo e no estado do Rio de Janeiro, onde atende a exigências do mercado: peso entre 700 e 800 gramas, tamanho uniforme e boa aparência. A expectativa é de que sejam comercializadas por mês 20 toneladas do peixe.


“O projeto Apigua não podia ficar parado, pois possibilita uma nova renda aos pescadores. Hoje, depois de três anos inativo, trabalhamos para fazer capital de giro e quem sabe, futuramente, agregar valor ao peixe com a mão de obra das famílias dos sócios”, afirmou o presidente da Apigua, Benedito dos Santos Aguiar.


Além de articular com as entidades o retorno da produção, coube a Prefeitura de Linhares a doação de balsas utilizadas no manejo dos peixes. “Sabemos da importância social da criação desses peixes para as famílias do Guaxe. Fico feliz em contribuir com a retomada de projetos como o da Apigua. É uma conquista econômica e social tanto para os sócios, quanto para o município”, declarou o prefeito Guerino Zanon.


A associação iniciou suas atividades em 2000/2001, quando o então prefeito estava à frente da Prefeitura. Hoje a Associação possui 27 sócios. Com capacidade para produzir cerca de 30 toneladas de tilápia por mês, a entidade passava por algumas dificuldades que estavam impedindo os pescadores de mantê-la ativa.


O projeto, então desativado, foi retomado após uma reunião no passado entre o prefeito Guerino Zanon, secretários municipais, e o presidente da Apigua, Benedito dos Santos Aguiar. Juntamente com instituições parceiras, discutiram como cada órgão poderia contribuir para que as atividades da associação fossem retomadas, o que ocorreu meses depois.


 


Ananda Bisi

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar