Polo de Excelência do Café avalia resultados e traça diretrizes para 2010

por admin_ideale

 


Com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (SECTES), Alberto Duque Portugal, representantes das instituições que compõem o Comitê Gestor do Polo de Excelência do Café (PEC/Café) apresentaram um resgate das ações durante os dois anos de atuação para orientação de diretrizes futuras. A reunião foi realizada na quinta-feira (28), na reitoria da Universidade Federal de Lavras (UFLA).


Na avaliação de Portugal, para garantir a continuidade da política de fomento aos polos de excelência, torna-se necessário a consolidação de um programa estratégico e impactante, que traga efetivamente a diferenciação e valorização do PEC/Café frente ao setor. Segundo Portugal, o fomento a novos programas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) visa promover condições para fortalecer a competitividade sustentável do agronegócio café tornando Minas Gerais como referência na sociedade do conhecimento. “Estou muito feliz com os resultados do Polo de Excelência do Café e certo de que este investimento contribui de maneira efetiva para alcançar esta meta. Quando se falar em conhecimento em café, a referência será Minas Gerais”, declara. 


Os novos projetos deverão ser apresentados até março de 2010, sendo apresentadas à SECTES por meio do PEC/Café. As propostas devem estar alinhadas aos três projetos estruturantes do PEC/Café: Negócios Inovadores, Alinhamento Estratégico e Capacitação de Recursos Humanos, descritos em seu Plano de Negócios disponível em http://excelenciacafe.simi.org.br/ . Os valores disponíveis para estes novos projetos ainda não foram definidos.


Com ênfase em inovação, o PEC/Café serve como articulador entre os elos governamental, empresarial e acadêmico, visando consolidar grupos multidisciplinares que agreguem valor ao sistema agroindustrial do café mineiro. Na avaliação da diretora da Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Déa Maria Fonseca, a construção coletiva de metas e diretrizes do PEC/Café tem facilitado a inserção de Minas Gerais em um novo nível de integração para geração de negócios de alto valor agregado. Ela sugere que os novos projetos estejam alinhados ao Plano de Negócios, para a concretização de suas propostas. “Esta oportunidade de alinhamento não deve ser perdida. Precisamos identificar as prioridades para alcançarmos novos patamares de excelência”, enfatizou.


Para o gerente executivo do PEC/Café, Edinaldo José Abrahão, um dos desafios a serem contemplados nesta nova programação de projetos está o georeferenciamento do parque cafeeiro, com a caracterização das regiões produtoras e do potencial de composição de blends apreciados pelos países consumidores, confrontando com o café produzido nos 59 países do mundo.


Dentre os resultados já alcançados, destacam-se os projetos: Biofábrica de mudas clonais por estaquia, Biofábrica de agende protetor contra fungos do cafeeiro, Biofábrica de mudas clonais por embriogênese somática, Plataforma tecnológica de negociação online de café, Colheitadeira compacta de café para a cafeicultura de montanha, Classificação de defeitos por meio de espectrogramas, Sistema de apoio à decisão para diagnose e manejo de doenças, pragas e deficiências minerais do cafeeiro, Articulação Virtual do Café e Índice de Adequação à Sustentabilidade.   


 


Polo de Excelência do Café

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar