Ciência ajuda aliviar a seca na Bahia

por admin_ideale

 


A equipe da Modclima continua produzindo chuvas localizadas sobre a região cujos córregos e rios contribuem para o aumento do volume de água na Represa Mirorós, no semiárido baiano. Os resultados estão levando esperanças aos agricultores da região que se mobilizaram por meio do DIPIM – Distrito de Irrigação do Perímetro Irrigado de Mirorós que lutam para sobreviver à seca. “Nós estamos muito esperançosos que com essa parceria com o CODEVASF, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e com a Modclima nós conseguiremos salvar a produção agrícola da nossa região”, diz Paulo Henrique Santos de Araújo, gerente executivo do DIPIM.

Desde que começaram os trabalhos em dezembro do ano passado, foram realizados 21 voos de semeadura, em 15 deles houve a ocorrência de chuvas, ou seja, 70% de eficácia.

Essas primeiras chuvas estão contribuindo para umidificar o solo, revitalizar as nascentes, restabelecer a malha de minilençóis freáticos e com isso aumentar a vazão dos rios. Em breve será possível observar o aumento gradual do volume de água armazenado na Represas, impactando positivamente a vida de aproximadamente 320 mil pessoas nos 15 municípios da região do Platô de Irecê e, em cerca, de 230 comunidades rurais.



Assessoria de imprensa

Você também pode gostar

Reset password

Enter your email address and we will send you a link to change your password.

Powered by Estatik

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar