Termina nesta sexta-feira (22) o primeiro curso de Classificação e Degustação de Cafés na Fazenda Experimental do Incaper, em Linhares. O treinamento é uma realização do Incaper; do Sindicato do Comércio de Café em Geral do Espírito Santo (Sindicafé); e do Instituto de Desenvolvimento Social Sustentável do Café (Incafé) e tem o objetivo de incentivar a melhoria da qualidade do café produzido na região.
Doze alunos, entre produtores, técnicos do Incaper, estudantes e funcionários de empresas compradoras de café de Linhares, Colatina, Jaguaré, Rio Bananal, São Mateus, Marilândia e das cidades de Ipatinga (MG) e Itamaraju (BA), irão totalizar 40 horas de treinamento sobre as técnicas para identificar os cafés de qualidade.
O curso está sendo ministrado pelo degustador e classificador Rodrigo de Almeida Pestana, que é diretor do Incafé e degustador com experiência de 10 anos na empresa Giucafé, localizada na Bahia, além de ser juiz do concurso da Cooperativa de Agricultores de São Gabriel da Palha (Cooabriel), um dos mais tradicionais na área de Conilon.
O objetivo é repassar informações e conhecimento do café Conilon e Arábica, com ênfase no Conilon, por ser o produto de maior cultivo na região. São avaliados sabor, aroma, acidez, amargor, corpo, dentre outras características de degustação e classificação.
A sala de prova foi instalada no laboratório de Ecofisiologia Vegetal e Pós-colheita de Frutas e Café. O chefe do laboratório, pesquisador do Incaper, José Altino Machado Filho, afirmou que os resultados do curso são bastante promissores. “Foi um curso piloto, mas os alunos já estão com aproveitamento de mais de 65%, o que demonstra o interesse em melhorar. Queremos despertar os produtores e fornecedores para a necessidade da melhoria de qualidade do café, para ampliar o alcance no mercado”, explica.
A iniciativa faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Novo Pedeag), que visa a aumentar a qualidade do Café Conilon produzido no Espírito Santo, o maior produtor desse produto no país.
A idéia é que o próximo curso aconteça em março. Os interessados devem procurar o Incafé (27) 3325-3135 ou o Centro Regional Nordeste do Incaper (27) 3371-1210.
Lorena Fraga

