Espírito Santo já tem dois casos suspeitos de gripe suína

por admin_ideale

 


O Espírito Santo já investiga  dois casos suspeitos de gripe suína. Uma das vítimas é uma mulher que chegou de Nova York, nos Estados Unidos, recentemente. Ela foi internada na noite desta terça-feira (28) no Vitória Apart Hospital, em Carapina, na Serra, e está numa área de isolamento.

O outro caso, também confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é o de um homem de 32 anos de idade, morador de Vila Velha, que também esteve nos Estados Unidos. Ele circulou por três Estados americanos – Miami, Nova York e Chicago –  entre os dias 12 e 24 deste mês e durante a viagem manifestou sintomas da gripe: teve febre alta, dores no corpo e dificuldades respiratórias.

Os sintomas começaram a surgir no dia 18. No dia 23, a febre cessou, mas a tosse persistia até ontem, quando o homem também foi levado ao Vitória Apart Hospital, na Serra – unidade de referência para atendimento de casos de gripe suína -, onde foi submetido a exames.

O coordenador do Centro de Emergências em Saúde Pública da Sesa, Gilton Almada, explicou que o material colhido (secreção nasal) desse paciente foi encaminhado para  o Laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro. O resultado sairá até amanhã.

O homem não precisou ser medicado, mas foi orientado a usar máscara enquanto estiver tossindo e a permanecer sozinho em sua casa, sem ir à rua. Sua família foi orientada a ir para a residência de parentes, até sair o resultado do exame.

Almada explicou que a gripe suína é transmissível dois dias antes de os sintomas (febre alta, acima de 38°C; dor muscular e nas articulações; irritação nos olhos; tosse) se manifestarem e até cinco dias depois. Como o homem – que viajou a trabalho para os Estados Unidos -, chegou ao Espírito Santo no dia 25, já estaria fora do período de transmissão do vírus da doença.  

“Ele está bem, apresenta pouca secreção, por isso pode permanecer em casa”, disse o coordenador, lembrando que o período adequado para coleta de secreção é de até cinco dias após o início dos sintomas.

A Sesa mantém alerta para notificação de todo e qualquer caso suspeito de gripe suína. Pessoas procedentes do México e de áreas afetadas nos Estados Unidos e Canadá, nos últimos dez dias, devem ficar alertas.


 


Redação Multimídia – Gazeta Online

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar