Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (08), o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca (Seag), realiza neste sábado (07), e na terça-feira (10), dois eventos que, ao todo, esperam receber aproximadamente mil mulheres no município de Anchieta.
“Onde quer que você veja um empreendimento de sucesso, pode acreditar, ali tem uma mulher!” é o tema dos encontros, que têm como objetivo motivar e despertar o potencial de empreendedorismo das mulheres da região, por meio de palestras e relatos de experiências de sucesso.
O primeiro evento será para o meio urbano, neste sábado (07), na Escola Terezinha Godoy de Almeida, a partir das 17 horas. Na terça-feira (10), a programação será direcionada ao meio rural, das 8 às 16 horas, na Quadra Poliesportiva de Olivânia, no distrito de São Miguel, em Anchieta.
De acordo com o extensionista do Incaper de Anchieta e um dos organizadores do evento rural, Fábio Lopes Balbom, um dos pontos relevantes é mostrar a importância da mulher nesta nova dinâmica da agricultura familiar, que engloba outras atividades além do cultivo agrícola, como o agroturismo e a agroindústria.
“As mulheres rurais descobriram um novo nicho de mercado. Atualmente temos percebido a tendência à agregação de valor aos produtos, como o processamento de alimentos e a comercialização de produtos artesanais. Esta atividade tem dado certo, representando uma importante fonte alternativa de renda e complementa as famílias rurais”, afirma.
Além disso, segundo Balbom, a maior parte dos empreendimentos diferenciados que tem obtido sucesso no interior do Estado tem a participação de mulheres em sua organização, o que motivou o tema do encontro. “Queremos fazer uma reflexão sobre o papel da mulher na agricultura familiar, aumentar a auto-estima deste grupo e motivar ainda mais o seu potencial empreendedor”.
Durante o encontro rural, diversos grupos de mulheres que tem se destacado irão expor suas experiências. Dentre eles está o Grupo de Mulheres Agricultoras de Joeba, da comunidade Alto Joeba, em Anchieta, que fabricam e comercializam na região produtos como biscoitos doces, bolos e pães; o grupo Trama do Sol, de Itapemirim, que trabalha com artesanato utilizando fibras de coco; e a Associação Vero Sapore, de Itapemirim, composta por agricultores orgânicos e agroecológicos.
O evento é gratuito e aberto a todos. Haverá ainda transporte nas comunidades, e quem se interessar pode se informar na Secretaria de Agricultura ou no Incaper do seu município.
Para a programação rural, é interessante que as participantes levem pratos, como sucos, pão ou biscoito, para contribuir com o café da manhã.
Também participam da realização do evento o Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Anchieta (Strap) e a Prefeitura Municipal.
Serviço:
Comemoração do Dia Internacional da Mulher – Programação Rural
Dia: 10 de março
Local: Quadra Poliesportiva de Olivânia – distrito de São Miguel, em Anchieta.
Hora: Das 8 às 16 horas
Informações: Incaper de Anchieta, das 7h30 às 17 horas, pelo telefone (28) 3536-3732.

