Nesta quinta feira (11), em Água Doce do Norte, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) irá instruir cerca de 100 agricultores familiares da região sobre as novas tecnologias de melhoria da qualidade e produtividade do café arábica. O encontro acontece na quadra poliesportiva de Santa Luzia do Azul, das 8 às 17 horas.
Na parte da manhã serão realizadas atividades teóricas. O extensionista do Incaper, Fabiano Alixandre Tristão, irá abordar aspectos técnicos de manejo do cafeeiro, como espaçamento, adubação, poda e aquisição de mudas. Já o técnico do Instituto, Leandro Reis Novak, falará sobre tecnologias para melhoria da qualidade do café na pós-colheita, como secagem, beneficiamento e os cuidados necessários no momento da retirada dos grãos.
Após o almoço, às 13 horas, os cafeicultores irão participar de atividades práticas, com visita à propriedade do Sr. Adenir Teodoro Alves, no município. Nesta etapa será demonstrado o manejo da poda do café arábica e o procedimento correto de amostragem de solo e foliar no cafezal. A amostragem de solo é importante para a realização de análise e adubação corretas no local.
De acordo com o extensionista do Incaper de Água Doce do Norte, Nilson Araujo Barbosa, a cafeicultura é a principal atividade do município, entretanto, não são observadas altas taxas de produtividade nas propriedades locais. Portanto, o encontro visa à capacitação dos cafeicultores para que, com o aumento da qualidade na produção, aumente-se também a rentabilidade na atividade.
Segundo ele, o I Encontro de Tecnologias para Produção de Café Arábica de Qualidade foi realizado em agosto do ano passado, e a intenção é que o evento se repita todos os anos.
Água Doce do Norte apresenta cerca de quatro mil hectares ocupados com o cultivo do café arábica e uma produção 36 mil sacas por ano. A produtividade local é de nove sacas por hectare, sendo a média estadual 15 sacas por hectare.
Programação
08h – Inscrições
08h30 – Abertura solene
09h – Palestra: Tecnologias de Produção para o Café Arábica
Fabiano Alixandre Tristão – Engº Agr. Extensionista do Incaper
10h30 – Palestra: Tecnologias para Melhoria da Qualidade do Café Arábica
– Leandro Reis Novak – Engº Agrícola, Extensionista do Incaper
12h – Almoço
13h – Visita Propriedade – Estações Prática de Campo:
– Manejo da Poda do Café Arábica (Fabiano Alixandre Tristão – Engº Agr. Extensionista do Incaper).
– Prática de Amostragem de Solo e Foliar (Nilson Araujo Barbosa – Administrador Rural, Extensionista do Incaper).
16h30 – Encerramento

