Com o objetivo de incentivar o melhoramento genético do rebanho capixaba, a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca (Seag) e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) assinaram, no útimo sábado (23) na GranExpoES, um termo de cooperação técnica para melhoramento genético do rebanho bovino capixaba, o Pró-Genética.
O Pró-Genética vai viabilizar a aquisição, pelos pequenos e médios produtores rurais, de reprodutores melhoradores genéticos de rebanho, de sêmen de touros provados, além de promover a inserção definitiva destes produtores no mercado de forma competitiva e compensadora.
Por meio do Programa serão organizadas Feiras de Touro, uma oportunidade para que o pecuarista adquira touros com padrão genético. A finalidade das Feiras é disponibilizar animais das diversas raças zebuínas com aptidão para produção de carne ou de leite e facilitar o acesso dos produtores à aquisição de touros melhoradores, por meio de financiamento bancário.
O financiamento se dará junto à rede bancária, por intermédio das linhas de crédito já existentes e disponíveis no mercado, com limite de até 90% do valor. O prazo total para pagamento varia de 60 a 72 meses e os juros de 1 a 6,75%, dependendo do enquadramento da operação.
Em entrevista ao programa Campo Vivo, na Rádio Globo Linhares, nesta segunda-feira (25), o gerente estadual de pecuária, Pedro Cani, alertou para a importância da alimentação e da sanidade animal, aliada a genética, para o sucesso na atividade.
Ouça entrevista
‘>campovivo

