As forrageiras gaúchas despertaram interesse de produtores italianos, que querem ampliar a produtividade de carne a partir de melhor manejo do gado. Uma empresa do país europeu está em negociação com organização do Rio Grande do Sul, a fim de abrir o mercado. O processo começou no primeiro semestre, por intermédio da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul (CCI-RS), que recebeu a solicitação de informações e encaminhou as respostas.
As tratativas ainda estão em estágio inicial, com estudo de campo para que os europeus acompanhem o produto e vejam se corresponde às necessidades. Se a negociação avançar, pode abrir caminho para novas transações entre os dois países. A responsável pelo setor de assistência técnica da CCI-RS, Marina Finestrali, acredita que as condições geográficas, de clima e de solo do RS determinem o potencial da produção, que permite maior exploração do setor. ‘Ainda é necessário mais informações, mas sabemos que existe demanda forte não só do mercado italiano como do europeu por sementes de forrageiras.’
O tamanho da demanda e a possibilidade de atendê-la no Estado ainda não podem ser dimensionados. No entanto, os interlocutores acreditam que seja um bom segmento para o comércio bilateral entre Itália e Brasil. O coordenador da comissão de pastos e forragens da Farsul, Saulo Bevilaqua, aposta no espaço para crescimento do setor – hoje ainda incipiente – de forrageiras. ‘O investimento no negócio melhora a produtividade de carne em três vezes’, calcula. Segundo ele, os italianos estão atrás de qualidade e sementes fiscalizadas, além de conhecimento técnico capaz de mostrar como manejar o circuito forrageiro e tirar o máximo proveito disso.
A negociação é fruto de um programa, feito em parceria entre a Farsul, a Emater e a Embrapa na rotatividade de culturas, a partir do qual é possível produzir mais carne por hectare. ‘Em locais aqui no Estado, onde aplicamos o manejo, produzimos até 500 kg/ha/ano, enquanto a média gaúcha é de 70 kg/ha/ano’, relata o dirigente da federação gaúcha.
Correio do Povo

