Lançado em 1996, o livro “Irrigação na Cultura do Café” acaba de ser reeditado, em uma versão revisada e ampliada, retratando um novo contexto da tecnologia que saltou de 10 mil hectares para 233 mil hectares nos últimos 12 anos. A obra reúne as experiências e resultados de pesquisas do professor e pesquisador da Universidade de Uberaba (Uniube), André Luís Teixeira Fernandes, e dos pesquisadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA/Procafé), Roberto Santinato e Durval Rocha Fernandes. André Fernandes é coordenador do Núcleo de Cafeicultura Irrigada do Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (CBP&D/Café), administrado pela Embrapa Café .
Em 486 páginas, os autores relatam o incremento tecnológico que a irrigação trouxe às lavouras nos últimos anos, nas principais regiões produtoras. A primeira edição da obra continha 146 páginas e está esgotada. Hoje, o café irrigado representa 10% da área total de café do Brasil, mas é responsável por mais de 25% da produção nacional, o que comprova a superioridade das lavouras irrigadas quando comparadas às áreas de sequeiro .
O livro aborda os principais aspectos da cafeicultura irrigada, da escolha da área aos aspectos da qualidade do café irrigado. Entre os temas abordados, destacam-se as exigências de clima e solo; métodos e sistemas de irrigação; aspectos da água e quantificação para a irrigação do cafeeiro; implantação, condução e colheita da lavoura irrigada; preparo do café; armazenagem, benefício, classificação e qualidade do café. O acompanhamento dos custos da irrigação do cafeeiro também é amplamente apresentado .
Além de informações práticas e resultados de pesquisa, o livro conta com 100 páginas de ilustrações, facilitando o entendimento da tecnologia para estudantes, professores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e agrícolas, empresários rurais, produtores e demais interessados .
Com demanda crescente acerca de informações sobre a tecnologia da irrigação, a obra entrará para a lista de bibliografia sugerida nas principais universidades do Brasil. Vale destacar que o Núcleo de Cafeicultura Irrigada do CBP&D/Café surgiu por demanda do setor produtivo, sendo que parte das informações apresentadas é resultado de pesquisas financiadas e apoiadas pelo Consórcio.
Para adquirir a publicação, basta procurar os autores ou a livraria da Uniube. andre.fernandes@uniube.br Tel.: (34) 3319-8963 (Uniube). O preço promocional de lançamento é R$ 50,00, com custos de envio de R$ 15,00 (impresso do correio, com seguro).

