Veterinários do Idaf participam de capacitação para o Sisbov

por admin_ideale

 


Médicos veterinários do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) estão participando do segundo Curso de Capacitação de Auditores para o Sistema Brasileiro de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov), que segue até sexta-feira (15).


O curso é promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e tem o objetivo de capacitar os veterinários para realizarem auditorias nas propriedades rurais que almejam exportar carne aos países da União Européia.


Além dos profissionais do Espírito Santo, também participam representantes das Superintendências Federais de Agricultura de Sergipe, Pernambuco e da coordenação em Brasília. A etapa prática do curso aconteceu nesta quinta-feira (14) e continua nesta sexta-feira (15), em propriedades rurais de Ecoporanga, Mucurici, Linhares e Colatina. A parte teórica ocorreu de segunda (11) a quarta-feira (13), no escritório do Mapa, em Vitória.


Capacitação de Auditores


O 2º Curso de Capacitação de Auditores para o Sisbov abrange orientações práticas e teóricas. O curso prático consiste na auditoria oficial de propriedades rurais no Norte do Estado, efetuada pelos treinandos e instrutores.


Na área teórica os veterinários do Idaf Heloisa Helena Magalhães Soares Monteiro e Alexandre Emílio Zaluar ministraram palestras com os temas “Formas de acesso à base nacional de dados do Sisbov” e “A Legislação relacionada ao Sisbov”. Ao todo, estão participando da capacitação 14 médicos veterinários do Idaf.


O diretor presidente do Idaf, Antônio Francisco Possatti, afirmou, na abertura do Curso, que a formação de auditores é muito importante para a pecuária capixaba. “A expectativa de certificar a propriedade estimula o pecuarista a melhorar a qualidade do rebanho e o que desejamos é aprimorar cada vez mais a pecuária capixaba. A parceria do Idaf com o Ministério da Agricultura é fundamental para mostrarmos que o produto que exportamos é de qualidade.” destacou o diretor.


Sisbov


O Sisbov é o conjunto de procedimentos adotados para caracterizar a origem, o estado de saúde e a segurança dos alimentos provenientes dos bovinos e bubalinos. O objetivo é identificar, registrar e monitorar, individualmente, todos os animais do rebanho.


A adesão ao Sisbov é voluntária, mas, para a comercialização com mercados que exigem a rastreabilidade, como a União Européia, ela é obrigatória.


Para ser autorizada a exportar, a propriedade rural deve atender a uma séria de normas, como a identificação obrigatória de todos os animais e a aplicação das vacinas exigidas. Atualmente o Espírito Santo possui cinco propriedades consideradas aptas a exportar carne à União Européia.

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar