Produtores rurais e profissionais do setor se reuniram, na última sexta-feira (08), em um dia de campo sobre a cultura do café no Viveiro Ipiranga, propriedade localizada na estrada que dá acesso a praia de Regência, em Linhares.
Na oportunidade, foram apresentados novos equipamentos de uma empresa do segmento agrícola para melhoria da qualidade do café conilon. Entre as novidades, uma lavadora separadora e um descascador, este ainda em fase de teste.
O novo equipamento pode ser vantajoso para o cafeicultor, já que elimina as impurezas do café antes de ir para secagem do grão, tornando o processo mais rápido.
Lideranças do setor cafeeiro estadual destacaram a importância de produzir um café de qualidade. De acordo com profissionais do setor, o Espírito Santo possui boa produtividade, mas ainda não produz café de alta qualidade.
O presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel), Antonio Joaquim de Souza Neto, afirmou que a cooperativa já paga um preço melhor pelo café de qualidade superior. “E no ano que vem pretendemos pagar R$5,00 a mais pelo café de terreiro”, afirma.
O superintendente do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café, Frederico de Almeida Daher, disse que o conilon capixaba tem uma visão negativa em outros estados brasileiros. “Sabemos produzir, mas não sabemos colocar sabor no nosso café. Precisamos investir em qualidade”, ressaltou.
Redação Campo Vivo

