MS é reconhecido como livre de febre aftosa com vacinação

por admin_ideale

 


O estado de Mato Grosso do Sul foi reconhecido nessa quarta-feira pela OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) como livre de febre aftosa com vacinação. A decisão foi comunicada pelo diretor-geral da organização, Bernard Vallat, à Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Com o reconhecimento, o Brasil tem agora 15 Estados, o Distrito Federal, a região Sul do Pará e dois municípios do Amazonas como áreas livres de febre aftosa. Segundo o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o status dado pela OIE a todos os Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste facilitará o comércio do gado.

“Agora temos uma área contínua livre, o que facilita muito a rastreabilidade, porque não tem mais o grande complicador que é o trânsito de animais de zona livre para não livre”, expliocu. O Estado de Mato Grosso do Sul tem um rebanho de 21,4 milhões de bovinos e atingiu, em maio, 98,67% de vacinação da população de bovinos menores de 24 meses.

O secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz, disse, em nota, que a decisão deve reforçar a mobilização dos setores público e privado das Regiões Norte e Nordeste, onde somente os estados do Acre, Rondônia, Bahia e Sergipe têm todo seu território considerado livre da doença.

“As ações necessárias à estruturação dos serviços de defesa nesses estados deverão ser intensificadas, com vistas à obtenção de status livre de febre aftosa até 2010”, diz a nota.

O status sanitário de Mato Grosso do Sul foi reconhecido durante a reunião da Comissão Científica da OIE, finalizada hoje em Paris, que analisou e julgou satisfatórias as condições do Estado.


 


Diário do Grande ABC

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar