Nesta segunda (27) e terça-feira (28), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) promove um curso sobre a utilização do aparelho receptor GPS (Global Position Sistem), fundamental para a mensuração de áreas e planejamento espacial. A capacitação será realizada das 9 às 17 horas no Centro de Agronegócios de Marechal Floriano, com a participação de 16 técnicos de entidades públicas e privadas.
Na oportunidade, o técnico de geoprocessamento do Incaper, Renato Taques Corrêa, irá instruir os participantes sobre todo o processo que envolve a utilização do aparelho, desde atividades de campo até a elaboração de mapas digitais.
Renato Corrêa explica que o GPS permite determinar áreas e distâncias necessárias para a elaboração de projetos de assistência técnica rural. Além disso, possibilita a otimização dos espaços, o que pode auxiliar tanto o planejamento da produção agrícola quanto a preservação ambiental e reflorestamento de áreas.
O extensionista do Incaper de Marechal Floriano, José Onofre Pereira, confirma a importância da tecnologia. “A mensuração das propriedades rurais, a elaboração da planta topográfica dos terrenos e a criação de base de dados cartográficos digitalizados permitem o melhor acompanhamento dos agricultores”.
Atividades
De acordo com o técnico Renato Corrêa, o curso será uma introdução ao geoprocessamento. Os participantes aprenderão como operar o aparelho e a sua aplicação em campo, serão instruídos sobre o processamento dos dados, ou seja, como interpretar e aplicar as informações colhidas e, por fim, o desenho geográfico digital, com a elaboração de mapas.
As vagas disponibilizadas para este curso, que conta com o apoio da Prefeitura local, já foram preenchidas. Participam técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), do Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Marechal Floriano e das Secretarias Municipais da Agricultura e do Meio Ambiente.

