28 de julho – Dia do Agricultor – Editorial – ´Agricultura deveria ser prioridade´

por admin_ideale


 


Agricultura deveria ser prioridade


 


por Franco Fiorot


 


O Brasil tem na agricultura, junto com a atividade pecuária, uma das suas maiores fontes de riqueza, seja para suprir as necessidades de alimentação ou para movimentar o comércio interno e externo. Já se tornou redundante dizer da potencialidade do setor agropecuário do país. Por que estou escrevendo, então?


Primeiro, porque hoje é 28 de julho, data que é comemorada o dia do agricultor. Assim como as mães, os pais, as crianças, o advogado, o médico, o carpinteiro, o professor e o agrônomo “têm” o seu dia, o agricultor também dispõe de uma data especial para celebrar a sua importância durante todo o ano.


Segundo, porque é sempre bom lembrar a importância deste segmento e de quem faz brotar tanta riqueza. Nos últimos anos, observamos o crescimento nos números de produção, aumento nas exportações de produtos agrícolas, etc. Mas os problemas no campo continuam e, muitos deles, já são conhecidos por todos, principalmente por quem trabalha no setor. Não precisamos fazer muito alarde para que os problemas cheguem ao conhecimento das autoridades.


A agricultura familiar, em especial, vem sofrendo há bastante tempo com períodos de seca, falta de linhas de crédito que atendam a necessidade dos agricultores, falta de assistência técnica, etc.


O sistema político do país não estabelece o setor agrícola como uma das prioridades de governo, ao lado da saúde, educação e segurança. Deveria ser prioridade. As verbas orçamentárias são baixas para o segmento que representa a economia nacional. No município de Linhares (considerado pela Revista Exame, em 2004, o 4º pólo do agronegócio do Brasil), no Norte capixaba, a Secretaria da Agricultura possui a segunda menor verba do orçamento municipal de 2008 (R$ 2.022.000,00), quantia maior apenas que a da Secretaria de Planejamento e a Reserva de Contingência. E é assim em praticamente todo país. 


Com todo respeito aos outros setores da administração e aos administradores públicos, mas acredito que há uma inversão de valores. Precisamos olhar diferente para a zona rural. E se demorar, a esperança que ainda resta no campo pode acabar.


Hoje, 28 de julho, alertamos para alguns problemas e parabenizamos a todos os agricultores e profissionais que trabalham para melhorar as condições dos produtores rurais.


O Campo Vivo agradece e cumprimenta todos os agricultores.


 


“A primeira e mais respeitável das artes é a agricultura”


Jean-Jacques Rousseau

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar