Nesta quarta-feira (16), 30 famílias de agricultores familiares de Divino de São Lourenço receberão informações sobre alternativas para a melhoria da qualidade do café arábica produzido no município. O encontro, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência técnica e Extensão Rural (Incaper), acontece a partir das 18 horas no Salão da Associação Pérola do Caparaó, na comunidade Santa Cruz da Serra, no município.
Durante a reunião, técnicos do Incaper irão discutir e estimular os participantes sobre ao uso de técnicas de colheita, secagem e armazenamento do café arábica, como forma de desenvolver a atividade cafeeira junto aos produtores da Associação Pérola do Caparaó.
Pérola do Caparaó
Fundada em 21 de fevereiro de 2000, a Associação Agrícola Pérola do Caparaó tem o objetivo de promover o desenvolvimento sócio-econômico e cultural dos seus associados, que foram beneficiados pelo Programa de Assentamento Banco da Terra, do Governo Federal. Possui 30 famílias, sendo que cada uma ocupa 9,14 hectares.
O café arábica ocupa, ao todo, uma área de 37,5 hectares deste território, gerando uma produção de 750 sacas por ano. Apesar da cafeicultura assumir grande importância sócio-econômica para os agricultores familiares, a atividade tem uma baixa produtividade e qualidade dos grãos, levantando demanda para a melhoria desses dois aspectos.
A cafeicultura em Divino de São Lourenço
A cultura do café arábica é a principal atividade agropecuária do município, ocupando uma área de 3,4 mil hectares. Em 2007, alcançou um resultado de 46 mil sacas, mas para este ano espera-se um rendimento de cerca de 54 mil, com 16 sacas por hectare, o que representa um aumento de 17,3% na produção. O município faz parte da Região do Caparaó.

