O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza, nesta terça-feira (15), um dia especial sobre café Conilon, para cerca de 40 produtores do município de Apiacá. O intuito do encontro é capacitar os produtores sobre técnicas que aumentem a qualidade e produtividade de seus cafezais.
As atividades acontecem partir das 13 horas, no Sítio do Doinha, localizado na comunidade Santa Fé, em Apiacá. Na oportunidade, técnicos do Incaper irão instruir os participantes, de forma prática, sobre a nova técnica de poda programada do café em ciclos.
Além disso, também será abordada a nutrição das plantas, com análise, correção e adubação do solo, e como proceder quanto ao manejo de lavouras jovens (três meses) e adultas (10 anos).
De acordo com o extensionista do Incaper de Apiacá, Jarbas Teixeira Borges, a capacitação será importante para demonstrar os benefícios da poda em lavoura cafeeira, já que apenas 5% dos cafeicultores da região utilizam a técnica em suas propriedades. Segundo ele, a poda programada reduz 32% da mão-de-obra utilizada na lavoura e proporciona um aumento de mais de 20% na produtividade do cafezal.
Localizado no extremo norte capixaba, a 201 km de Vitória, Apiacá faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro e possui uma população de aproximadamente oito mil habitantes. O município apresenta 320 hectares de área plantada com café Conilon, em 80 propriedades, com produtividade média de 10 sacas por hectare.

