Eliminação da taxa flat dos financiamentos agrícolas é uma conquista para produtores, afirma Heinze

por admin_ideale

 


Nesta quinta-feira (3), o presidente do  Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, confirmou ao deputado federal Luis Carlos Heinze (PP-RS) que a taxa flat de 4%, cobrada sobre os empréstimos concedidos para a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas, foi zerada. Em reunião na representação do banco, em Brasília, o parlamentar gaúcho lembrou que esta era uma reivindicação antiga dos produtores rurais que estão sufocados pelos aumentos dos custos de produção.


A medida de eliminação da taxa flat está inserida no Plano Agrícola e Pecuário 2008/2009, lançado oficialmente nesta quarta-feira (2), pelo governo federal. Desde o começo do ano, Heinze vinha negociando a isenção da tarifa. Em fevereiro, acompanhado de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), ele se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e defendeu a não cobrança do tributo. Em abril, quando do lançamento do Programa de Incentivo à Armazenagem para Cerealistas Nacionais, o deputado cobrou novamente a posição de Coutinho sobre a questão.


A taxa, criada em 2004, era recolhida pelos fabricantes de máquinas agrícolas para formação de um fundo de equalização do BNDES.

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar