Japão sugere que poderá aceitar regionalização para febre aftosa

por admin_ideale

 


O Ministério da Agricultura informou ontem que o Japão sinalizou que pode reconhecer o princípio de regionalização para febre aftosa usado no Brasil e referendado pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE). Se concretizado, o reconhecimento pode abrir caminho para o Japão importar carne suína de Santa Catarina, único Estado brasileiro com o status de livre de aftosa sem vacinação. Hoje, o país asiático não reconhece a regionalização e só permite a importação de carnes de países considerados inteiramente livres de aftosa sem vacinação.


De acordo com nota da pasta, relatório do Ministério da Agricultura do Japão enviado na última semana “reconheceu os esforços do Brasil na erradicação da febre aftosa” e “sinaliza que o princípio da regionalização pode ser usado com segurança para a importação de carne suína brasileira”.


O ministério diz que o relatório é resultado de missão técnica japonesa que visitou Santa Catarina em dezembro de 2007. Agora, o ministério do Japão está elaborando questionário sobre aftosa no Brasil, primeiro passo para o processo de avaliação de risco da carne suína. Caso haja aprovação dos japonesas, plantas exportadoras brasileiras poderão ser habilitadas.


Em viagem pela Ásia, para negociar abertura de novos mercados, o presidente da Abipecs (reúne exportadores de suínos), Pedro de Camargo Neto, foi cauteloso. “A resposta do Japão deve ser analisada com cuidado. Deve ser vista como apenas mais um passo no cuidadoso processo de análise realizado pelo Japão. Agora, precisamos aguardar o questionário e respondê-lo com agilidade e muito critério”.


Valor Econômico

Você também pode gostar

O Portal Campo Vivo é um veículo de mídia especializada no agro, da Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, empresa ligada diretamente ao setor dos agronegócios, interessada na valorização das cadeias produtivas da agropecuária capixaba e nacional.

Siga nossas redes sociais

Desenvolvido por ideale.dev

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Vamos supor que você está de acordo, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar