O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência, Técnica e Extensão Rural (Incaper), realiza, nesta segunda-feira (23), uma capacitação para 20 agricultores familiares de Divino de São Lourenço sobre a análise de solo em lavoura cafeeira.
O objetivo do curso é alertar os produtores rurais sobre a importância da análise prévia do solo para a adubação correta da lavoura de café, além de demonstrar, de forma prática, como executar a técnica de amostragem de solo. As atividades serão realizadas na Associação Agrícola 23 de outubro, às 16 horas.
De acordo com o engenheiro agrônomo do Incaper de Divino de São Lourenço, Ricardo Eugênio Pinheiro, a análise de solo deve ser feita para mensurar o tipo e a quantidade adequados de insumos que devem ser utilizados na plantação. A adubação desordenada do cafezal pode trazer diversos malefícios, como empobrecimento do solo, diminuição da produtividade e danos à saúde, além do gasto desperdiçado pelo produtor na compra do insumo incorreto.
Por outro lado, a adubação correta e balanceada da lavoura melhora a qualidade do produto e promove ganhos de produtividade.
O município de Divino de São Lourenço faz parte da Região do Caparaó e tem a cafeicultura como principal atividade econômica. Com 800 propriedades rurais, o café arábica ocupa uma área de 3,4 mil hectares e na última safra, a produção gerou 46 mil sacas.

