Desde ontem, 18, estão abertas inscrições ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Centro de Pesquisas do Cacau (Pibic/Cepec/CNPq) para estudantes dos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental e Biologia, principalmente, com a publicação do edital no sítio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e no Cepec. Estão sendo oferecidas 10 vagas para alunos-bolsistas.
As inscrições podem ser feitas na secretaria do Cepec, até o dia 11 de julho, onde a lista de documentos necessários está disponível. Os alunos concorrerão a bolsas de iniciação cientifica nas áreas de Fitopatologia, Entomologia, Genética, Solos, Zootecnia e Fisiologia Vegetal. Segundo a pesquisadora Edna Dora M. Newman Luz, o programa visa à formação de novos pesquisadores, além de incentivar a pesquisa científica.
O programa PIBIC/Cepec/CNPq vem sendo realizado desde o ano passado, no Centro de Pesquisas do Cacau (Ceplac/Cepec), que mesmo não sendo instituição dedicada ao ensino superior credenciou-se junto ao CNPq e a Fapesb para ter o seu próprio programa de iniciação científica (IC).
Para participar, o aluno-bolsista deve ser selecionado e indicado por um orientador do Programa Pibic/Ceplac/Cepec, 2008/2009, estar matriculado em curso de graduação, perfil e desempenho acadêmico compatíveis com atividades previstas no projeto e dedicar um mínimo de 20 horas semanais. Os demais requisitos estão descritos no edital nos sítios da Ceplac e CNPq, uma agência do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destinada ao fomento da pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país.
No dia 18 de julho ocorrerá o Primeiro Seminário de Iniciação Científica da Ceplac/Cepec, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau, na sede regional da Ceplac, para apresentação dos resultados obtidos pelos bolsistas selecionados em 2007, tanto para o PIBIC/CNPq quanto ao PIBIC/FAPESB. Na oportunidade, os estudantes apresentarão oralmente os resultados obtidos por eles durante os 11 meses de duração de suas bolsas. Cada estudante terá 15 minutos para apresentação seguido de mais cinco para discussão. Os bolsistas deverão apresentar o resumo de seus projetos, com máximo de 1700 caracteres, com espaços, ate o dia 11 de julho.

