Durante o 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, que começa nesta quarta (18) e vai até o próximo domingo (22), o Espírito Santo vai mostrar não só as suas belezas turísticas e naturais: o Estado foi convidado para representar a Região Sudeste com o roteiro “Agroturismo na Agricultura Familiar – Montanhas Capixabas”. Neste roteiro, que será mostrado no Armazém da Agricultura Familiar, estão incluídos 18 empreendimentos de produtores familiares de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins e Afonso Cláudio.
O Programa de Agroturismo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) está organizando uma excursão técnica ao evento. O grupo é formado por técnicos e agricultores familiares de 14 municípios capixabas.
O Salão é promovido pelo Ministério do Turismo e leva ao grande público os melhores roteiros brasileiros, nos quais estão os do Espírito Santo apresentados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur). É uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo, que pretende reforçar a importância do setor para o desenvolvimento sustentável do País. No evento são apresentados os melhores destinos de cada Estado brasileiro, que poderão ser visitados não só por meio de vídeos e fotos, mas também através do contato com a gastronomia, artesanato e cultura de cada região.
Roteiro Agroturismo – Montanhas Capixabas
A região das montanhas do Espírito Santo possui uma paisagem deslumbrante e pequenas propriedades, onde ainda se encontram as tradições da cultura italiana, alemã e pomerana entre outras. O clima é ameno e acolhedor. Já o relevo montanhoso proporciona belos visuais, tendo como principal destaque a Pedra do Lagarto, também conhecida como Pedra Azul.
Nos municípios que compõem essa região, os principais produtos cultivados são o café, o morango e o palmito. Isso sem falar das agroindústrias diversificadas, que fabricam queijos, embutidos, doces, geléias, compotas, licores e biscoitos, entre outros. Além do desafio de divulgar e comercializar os produtos típicos, esses municípios querem que a sua agricultura familiar seja reconhecida como rota turística.
Incaper leva agricultoras familiares evento
O Programa de Agroturismo do Incaper é responsável pela excursão técnica ao evento. A idéia é contribuir com a formação técnica de agricultores familiares e de profissionais por meio da participação no Núcleo do Conhecimento do Salão de Turismo; proporcionar o conhecimento de novas experiências e de formatação de produtos turísticos baseados em práticas sustentáveis e no resgate/preservação de valores culturais e ainda conhecer formas de comercialização dos produtos turísticos.
O grupo é formado por 15 técnicos do Instituto e 20 agricultores familiares. Entre eles, estão representantes dos municípios de Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Iúna, Conceição do Castelo, Cachoeiro de Itapemirim, Ibitirama, Dores do Rio Preto, Jerônimo Monteiro, Itapemirim, Anchieta, São Mateus, Marilândia, Santa Maria de Jetibá e Linhares.

