O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) recebe, esta semana, uma missão do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BIRD). O objetivo será supervisionar os trabalhos do ‘Crédito Fundiário’, que é gerido pela Unidade Técnica Estadual (UTE), sob a responsabilidade do Idaf.
O ‘Crédito Fundiário’ é um programa do Governo Federal que possibilita o acesso do agricultor familiar às linhas de financiamento para aquisição de terras. A UTE é quem realiza a intermediação do repasse dos recursos do Governo Federal para a aquisição dos terrenos pelos produtores rurais.
O BIRD é o financiador do Programa de Combate à Pobreza Rural, no qual está o Crédito Fundiário, no que diz respeito ao subprojeto de investimento comunitário (SIC).
De acordo com o coordenador do ‘Crédito Fundiário’ no Espírito Santo, Marcelo Moreira Dias Duarte, a visita dos representantes do BIRD, João Barbosa e Jorge Munoz, será importante para mostrar a transparência dos trabalhos da UTE e legitimar as ações desenvolvidas pelo Programa.
Os representantes foram recebidos, nesta quarta-feira (18), pelo secretário de Estado da Agricultura, César Colnago e na quinta-feira (19) será realizada uma visita à Associação Agrícola do Espírito Santo, em Viana, e à Associação Luxemburgo, em Santa Leopoldina. Estão agendadas ainda visitas aos assentamentos de trabalhadores contemplados pelo ‘Crédito Fundiário’.

